Faustão recebe transplante cardíaco pelo SUS, mas não furou fila; entenda

O apresentador era o segundo na lista do SUS, que funciona por ordem de urgência e não de chegada

Por Redação do Portal AZ,

O apresentador Fausto Silva passou por uma cirurgia bem-sucedida de transplante cardíaco nesse domingo (27), recebendo um novo coração. A operação ocorreu no Hospital Israelita Albert Einstein, na capital paulista, e durou cerca de 2 horas e meia. Faustão encontrava-se como o segundo paciente na lista de espera do Sistema Único de Saúde (SUS), priorizado por sua condição crítica.

Foto: Reprodução/BandFaustão

A Central de Transplantes do Estado de São Paulo confirmou que Faustão não furou a "fila" de emergência do SUS. A lista de espera é organizada pela ordem de gravidade dos casos, dando prioridade àqueles pacientes que correm risco iminente de morte. O apresentador era o segundo na lista devido ao alto risco e à urgência do transplante necessário.

O Ministério da Saúde esclareceu que as filas de espera para transplantes no Sistema Único de Saúde (SUS) são administradas com base em critérios estritamente técnicos e não funciona como uma "fila", que obedece ordem de chegada. Vários fatores são considerados, incluindo o tipo sanguíneo do paciente, a compatibilidade de peso, altura e genética, bem como critérios de gravidade específicos para cada órgão.

Quando as características técnicas dos pacientes são muito similares, a ordem de chegada pode ser utilizada para desempatar. No entanto, a prioridade é dada aos indivíduos em estado crítico. No caso do apresentador Fausto Silva, devido à gravidade de seu estado de saúde, ele ocupava o segundo lugar na lista.

Quando um órgão compatível com apresentador surgiu, a equipe médica do paciente que ocupava a primeira posição decidiu pela recusa do órgão e, desta forma, a oferta seguiu para o segundo paciente da seleção, que era o apresentador.

Em nota do Ministério da Saúde também informou que, na última semana, entre 19 e 26 de agosto, foram realizados 11 transplantes de coração em todo o país, sendo sete deles no estado de São Paulo, que se destaca como líder nacional nesse tipo de procedimento. Um dos pacientes contemplados com o transplante na capital paulista foi o apresentador Fausto Silva, cujo estado de saúde era classificado como muito grave, justificando sua priorização na fila de espera.

O comunicado do Ministério da Saúde também destacou que Faustão não foi o único paciente a receber um novo coração no período em questão. Todos os transplantes foram realizados com base na compatibilidade necessária e nos critérios médicos estabelecidos, em conformidade com os protocolos vigentes.

A cirurgia foi conduzida com sucesso, e Faustão permanece na UTI do hospital para garantir a adaptação adequada do novo órgão e monitorar possíveis rejeições.

Nota do Hospital Albert Einstein

Na tarde deste domingo, o paciente Fausto Silva passou por cirurgia para transplante de coração, no Hospital Israelita Albert Einstein, onde está internado desde 05 de agosto.
O Einstein foi acionado pela Central de Transplantes do Estado de São Paulo na madrugada de hoje, quando foi iniciada a avaliação sobre a compatibilidade do órgão, levando em consideração o tipo sanguíneo B. A cirurgia aconteceu no início da tarde e durou cerca de 2h30.
O procedimento foi realizado com sucesso e Fausto Silva permanece na UTI, pois as próximas horas são importantes para acompanhamento da adaptação do órgão e controle de rejeição.

Fonte: Com informações do G1

Comente

Pequisar