Assembleia gasta com rica decoração de Natal para um evento que durará três dias

Abertura do evento acontece às 17h30, com a orquestra sinfônica de Teresina

Por Redação do Portal AZ,

A Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) inaugura, nesta sexta-feira (1) a “Vila de Natal”, um majestoso e rico espaço decorativo. Não se sabe quanto custou essa produção.

A “Vila de Natal” é um evento aberto ao público apenas três dias, que irá de 1º a 3 de dezembro. A abertura contará com a apresentação da Orquestra Sinfônica de Teresina, seguida por diversas atrações, incluindo a chegada do Papai Noel.

Foto: DivulgaçãoDecoração na Assembleia Legislativa já está finalizada
Decoração na Assembleia Legislativa já está finalizada

A inauguração do espaço e início das atrações acontece a partir das 17h30.

Durante esses dias, o espaço na Assembleia vai contar com locais de recreação, barracas de comida, estandes para exposição artesanal e uma atmosfera decorada com luzes natalinas, além das atrações culturais nos três dias de evento.

Foto: ReproduçãoDesde a entrada, diversos pontos receberam decoração natalina
Desde a entrada, diversos pontos receberam decoração natalina

Confira a programação - Início/Abertura - 17h30

  • Sexta-feira  (01/12)

- Orquestra Sanfônica

- Abertura Solene

- Chegada do Papai Noel e Jingle Bell Band

- Coral Alepi

  • Sábado (02/12) 

- Natal de Cada Campo – Corpo de

Baile do Teatro do Boi

- Chegada do Papai Noel e Jingle Bell Band

- Natal da Turma do Leleco

- Coral da Alepi

  • Domingo (03/12) 

- Chegada do Papai Noel e Jingle Bell Band

- Espetáculo Uma História de Natal

Sobre as apresentações artísticas 

Orquestra Sanfônica de Teresina - É  um projeto da Prefeitura de Teresina, por meio da Fundação Municipal de Cultura Monsenhor Chaves e trabalha há 10 anos no cenário musical piauiense. O grupo surge como forma de homenagem em vida a um dos maiores acordeonistas do país: Dominguinhos.É um dos principais responsáveis por divulgar e incentivar o estudo do Acordeom no estado e atualmente conta com 17 músicos; Dentre eles, acordeonistas, percussionistas e baixista. No repertório, é possível perceber uma mescla de elementos eruditos e populares, que ganham identidade própria com arranjos executados pelo timbre versátil do acordeom. Tendo percorrido boa parte do Nordeste, em apresentações; O grupo encanta e surpreende por se tratar de uma iniciativa de grande valor cultural e musical, pois se trata de uma das poucas orquestras Sanfônicas do Brasil


Jingle Bell Band -  A formação da banca foi inspirada no Natal Luz da cidade de Gramado no Rio Grande do Sul. A Jingle Bell Band tem levado a animação do Natal com os instrumentos se sopro e performance em forma de cortejo para várias cidades do Piauí. 

Natal de cada canto - É um trabalho pensado numa linguagem natalina variando nas movimentações de acordo com a região predominante onde o natal acontece, são coreografias que fazem parte do espetáculo “natal de cada canto” que retrata a diversidade cultural com suas manifestações mais fortes que se entrelaçam com as histórias que vão se comungando no percorrer da vida. O natal acontece “em cada canto” do seu jeito, da sua forma, na sua crença e sua cultura com variadas vertentes o natal acontece sem perder o brilho e o encanto natalino.


Coral da Alepi - O Coral da Alepi é formado por servidores e servidoras da Casa. Iniciou suas apresentações em maio deste ano e rapidamente se integrou nos eventos da Casa com a sua participação apresentando um repertório. Formado por pessoas que tem em comum o amor pela música. No Coral da Alepi  servidores que já tem contato com a música e servidores que pela primeira vez cantam se apresentando ao público. Com intuito de estimular a coletividade e a interação dos servidores da casa. Formado por 32 coralistas, em sua maioria mulheres. Os ensaios acontecem semanalmente, com a regência dos professores Júnior Morais e João Gilberto. O Coral executa músicas que vão do gênero clássico ao popular, o que possibilita desfrutar dos mais diversos estilos musicais. O coral Assembleia que canta, se apresentou em diversos eventos nesta casa, tais como, festa das mães, aniversário da Alepi, feira do servidor microempreendedor, São João e na semana do servidor da Alepi

A opinião do Portal AZ  

O governo federal vai fechar 2023 com um rombo próximo ou mais que R$ 200 bilhões. 
O governo estadual está com dificuldades de conceder aumentos, de pagar terceirizados, ter recursos para investimentos, mas a Assembleia Legislativa do Piauí não tem crise financeira alguma. Basta ver que é o próprio presidente Franzé Silva quem aparece em vídeo num cenário milionário do espaço que ele batizou de Vila de Natal, a ser inaugurado hoje a tarde para durar apenas três dias de visitação. Quanto custou essa extravagância, ele não disse. Deve-se até admitir que sendo um grande negociador com os fornecedores do Poder Legislativo, haja vista existirem contratos milionários com agências de publicidade, com construtoras, com fornecedoras de rosas e até com empresa de táxi aéreo, toda essa arrumação natalina tenha sido doação desses segmentos. O que, no serviço público, não seria muito recomendável. Decoração natalina todos os entes - sejam privados ou públicos - fazem. 
Mas exagerar, como fez o legislativo piauiense, vai de encontro ao que existe de real no Piaui, onde grande parte da população não tem acesso a água tratada, ao saneamento básico, a boa alimentação, requisitos que cabem aos deputados defender.

Fonte: Com informações da Alepi

Comente

Pequisar