Renato Cariani vira réu por tráfico de drogas e lavagem de dinheiro
O Tribunal de Justiça de São Paulo acatou denúncia do MP contra Cariani em esquema de desvio de produtos químicos para fabricação de drogas
O influenciador fitness Renato Cariani e outros quatro indivíduos se tornaram réus após o Tribunal de Justiça de São Paulo receber a denúncia feita pelo Ministério Público. O grupo será julgado pelos crimes de tráfico de drogas, associação para o tráfico e lavagem de capitais, em decorrência de sua suposta participação em um esquema criminoso de desvio de produtos químicos.

Cariani foi acusado de integrar o esquema, que envolvia o desvio de insumos químicos para a fabricação de drogas, em um caso investigado pela Polícia Federal na Operação Hinsberg. Segundo a denúncia, empresas licenciadas em Diadema (SP) emitiam notas fiscais fraudulentas, simulando a venda de produtos químicos para grandes farmacêuticas. No entanto, essas substâncias não eram destinadas às empresas farmacêuticas, sendo desviadas para traficantes e utilizadas no refino e adulteração de cocaína e crack. Uma das empresas investigadas pertencia a Cariani.
- Participe do nosso grupo de WhatsApp
- Participe do nosso grupo de Telegram
- Confira os jogos e classificação dos principais campeonatos
O Ministério Público identificou cerca de 60 transações fraudulentas, totalizando aproximadamente 12 toneladas de produtos químicos enviados para o tráfico. Além disso, a denúncia aponta que Cariani e os demais réus teriam dissimulado valores provenientes do tráfico de drogas, convertendo-os em ativos lícitos, totalizando aproximadamente R$ 2.407.216,00.
A decisão da juíza Maria Vendeiro, da 3ª Vara Criminal de Diadema, estabelece um prazo de dez dias para que os réus apresentem suas defesas. Além disso, os réus foram intimados a entregar seus passaportes em até 24 horas e estão proibidos de deixar o país.
Cariani, que possui mais de 7,8 milhões de seguidores no Instagram, se descreve na rede social como professor de química e educação física, atleta profissional, empresário e youtuber.
Fonte: Agência Brasil