Moradores pedem retirada da estátua de Daniel Alves após condenação
A estatua do jogador chegou a ser vandalizada na cidade baiana
Moradores da cidade de Juazeiro, no norte da Bahia, estão exigindo que a prefeitura do município remova a estátua de Daniel Alves, que foi homenageado em 2020. O jogador foi recentemente condenado a quatro anos e meio de prisão por agressão sexual. A obra, criada pelo artista plástico Leo Santana, retrata o jogador em tamanho real, vestindo a camisa da Seleção Brasileira e segurando uma bola.
Em resposta, a Prefeitura de Juazeiro declarou que aguardará a decisão final do processo para determinar o destino da estátua e não tomará nenhuma posição até que o trânsito em julgado seja concluído.
- Participe do nosso grupo de WhatsApp
- Participe do nosso grupo de Telegram
- Confira os jogos e classificação dos principais campeonatos
Desde a prisão de Daniel Alves, a estátua foi alvo de vandalismo por parte dos moradores da cidade em pelo menos duas ocasiões. Em uma dessas situações, Ney Alves, irmão de Daniel, defendeu o jogador nas redes sociais.
Além da pena de prisão, Daniel Alves foi condenado a cinco anos de liberdade condicional após cumprir a pena. Ele também está proibido de se aproximar da vítima e deve pagar uma indenização de 150 mil euros por danos morais e físicos, além de arcar com as despesas do processo.
Os advogados da vítima solicitaram a pena máxima de 12 anos para o jogador, enquanto a promotoria solicitou nove anos de prisão. A defesa de Daniel Alves buscava a absolvição do jogador, argumentando atenuantes como intoxicação alcoólica e violação de direitos fundamentais durante a investigação.
Atualmente, Daniel Alves está em prisão preventiva desde janeiro de 2023, cumprindo pena no Centro Penitenciário Brians 2, nos arredores de Barcelona, de acordo com a legislação espanhola sobre crimes sexuais.
Fonte: Com informações do Ge