Estreia de "Boi, Trans" conta reflexões sobre identidade e tradição

O curta conta uma história de aceitação e acolhimento, onde a diversidade encontra espaço até num contexto mítico do bumba-meu-boi

Por Dominic Ferreira,

Os moradores de Timon/MA terão a oportunidade de assistir à estreia do documentário "Boi, Trans", que promete trazer uma narrativa envolvente sobre identidade, tradição e superação. Com duração de 15 minutos, o documentário  estreia nesta terça-feira (8), às 18h, no Sesc Cajupina, e apresenta a história de Mahhy Silva, uma talentosa cantora e puxadora do boi Mimo de São Jorge, cuja vida é permeada por desafios e reflexões profundas.

Foto: Reprodução/therecinepiauíCurta-metragem "Boi, trans" conta história de aceitação e acolhimento, onde a diversidade encontra espaço até mesmo no contexto mítico do bumba-meu-boi.
Curta-metragem "Boi, trans" conta história de aceitação e acolhimento, onde a diversidade encontra espaço até mesmo no contexto mítico do bumba-meu-boi.

Dirigido por Rivanildo Feitosa e produzido pela Associação de Audiovisual do Piauí (ASSAAC-PI), o documentário explora a jornada de Mahhy e sua relação íntima com as águas do Rio Parnaíba, além da influência marcante de seu pai em sua vida. A narrativa aborda temas sensíveis, como preconceito, depressão e religião, e lança luz sobre as complexidades do universo patriarcal presente na dança do boi e nas famílias tradicionais do sertão.

O curta-metragem revela como as correntezas da vida conduzem Mahhy para um lugar de aceitação e acolhimento, onde a diversidade encontra espaço até mesmo no contexto mítico do bumba-meu-boi. A opereta "A Morte do Boi" serve como pano de fundo para a história de transição vivida pela protagonista, uma metáfora poderosa que reflete os ciclos de renovação e transformação presentes em sua vida.

Com roteiro e direção de Rivanildo Feitosa, o documentário conta com a assistência de direção de Dalson Carvalho e Jone Clay Macedo, além do apoio das produtoras associadas RF Produção e Dalson Carvalho. A retirada dos ingressos será gratuita, uma hora antes da sessão, e o filme é livre para todas as idades.

Fonte: Therecine

Comente

Pequisar