Cineastas piauienses avaliam cenário cinematográfico local no encontro nacional

O Evento acontece em Floriano e reúne profissionais do cinema para discutir avanços e desafios da produção audiovisual no Piauí

Por Carlos Sousa,

Roteiristas, produtores e diretores de cinema estão reunidos em Floriano, Piauí, desde esta quarta-feira (5) até domingo (9), para participar do 18º Encontro Nacional de Cinema e Vídeo dos Sertões. Este ano, a mostra competitiva do evento inclui cinco filmes piauienses, sendo dois longas e três curtas-metragens, que concorrem ao Troféu “Cacto de Ouro 2024” ao lado de outras produções nacionais.

Foto: DivulgaçãoValderi Duarte
Valderi Duarte


Para o cineasta Valderi Duarte, diretor do documentário Mestre Pascoal (Teresina/PI), o encontro é essencial para o desenvolvimento da cinematografia local. "A produção de cinema no Piauí ainda é incipiente, especialmente em comparação com o eixo Rio-São Paulo e outros estados nordestinos. Não temos uma escola de cinema e o incentivo estatal é precário e, às vezes, equivocado. Não conhecemos nossa própria produção que, mesmo tímida, precisa ser mostrada. Por isso, iniciativas como o Encontro Nacional de Cinema e Vídeo dos Sertões são fundamentais", afirmou Duarte.

Foto: DivulgaçãoMonteiro Jr.Monteiro Jr.

O roteirista, produtor e diretor F. Monteiro Júnior, que apresenta o curta Estalos no evento, observa avanços sutis na cena cinematográfica local. "Ainda é uma produção, talvez, pouca ambiciosa ou audaciosa, mas que tem se mostrado mais nos últimos anos. E esse é um bom começo de progresso, eu quero acreditar. Os editais de audiovisual têm aparecido mais e isso, certamente, ajuda a caminhada dos bravos realizadores daqui", explicou Monteiro Júnior.

Foto: DivulgaçãoDouglas Machado
Douglas Machado

Douglas Machado, documentarista responsável por A Carta de Esperança Garcia, destacou o avanço técnico da produção audiovisual no Piauí, mas apontou a distribuição como o principal desafio. "O maior desafio, acredito, se encontra na distribuição. No entanto, um Encontro como o de Cinema e Vídeo dos Sertões, já entrando na 18ª edição, leva em si uma contribuição importantíssima no cenário da produção audiovisual piauiense. Ademais, estabelece um diálogo perene com os filmes realizados em outros estados brasileiros", concluiu Machado.

O 18º Encontro Nacional de Cinema e Vídeo dos Sertões é organizado pela Escalet Produções Cinematográficas, Secretaria de Estado da Cultura – Secult, Governo do Estado do Piauí, Secretaria Municipal de Cultura de Floriano e Prefeitura de Floriano. Mais informações podem ser encontradas no site do evento Cine Sertões ou através dos telefones: (89) 99978-6996 / (89) 99409-6786.

Fonte: Ícone Comunicação

Comente

Pequisar