Bailarina de Iza faz crítica ao vídeo de Gianecchini dançando 'Vogue'

Makayla expõe falta de conhecimento de profissional sobre comunidade trans e preta

Por Dominic Ferreira,

Makayla Sabino, bailarina de Iza, criticou um vídeo publicado pelo ator Reynaldo Gianecchini, no qual ele aparece dançando "Vogue" de Madonna. O vídeo foi um trecho de uma das aulas que Gianecchini teve para interpretar uma das protagonistas do musical *Priscilla, Rainha do Deserto*.

Foto: Reprodução/Instagram"As pessoas estão se apropriando do que é nosso e não estão pagando" disse a dançarina.
"As pessoas estão se apropriando do que é nosso e não estão pagando" disse a dançarina.

"Fico chocada em ver a galera do mundo da dança incentivando algo que está errado. Não está errado ele querer aprender e estudar, mas está errado a forma como aconteceu", disse Makayla. Segundo ela, o profissional que deu aula ao ator não possui conhecimento adequado sobre a cultura ballroom, que foi criada por e para pessoas trans e pretas.

Confira o vídeo de Reynaldo Gianecchine

Ela destacou que uma pessoa cis e branca jamais conseguiria transmitir a realidade e a vivência autêntica desses movimentos. "É muito ruim ver isso sendo compartilhado como forma positiva," disse Makayla. "Madonna foi uma pessoa que se apropriou da cultura. Uma pessoa que não conhece essa história não deve ensinar esses movimentos."

Makayla afirmou que é visível pelo vídeo que o profissional que instruiu Gianecchini não entende sobre Vogue. "As pessoas estão se apropriando do que é nosso e não estão pagando. O Vogue é sobre o nosso dinheiro, a nossa vida, a nossa história. Aí chega uma pessoa branca para fazer uma coisa dessas," continuou.

A bailarina deixou claro que sua crítica não é dirigida diretamente a Reynaldo Gianecchini, mas sim ao profissional que deu as aulas a ele. "Acho importante que as pessoas queiram aprender e apreciar nossa cultura, mas é essencial que isso seja feito de maneira respeitosa e autêntica, com professores que realmente entendam e vivam essa cultura," finalizou Makayla.

Fonte: Correio Braziliense

Comente

Pequisar