Neto de Luiz Gonzaga afirma que Juliette não pediu autorização para mudar música
Daniel Gonzaga gravou um vídeo criticando o lançamento da música “Vem Galopar”, releitura de “Pagode Russo” de Luiz Gonzaga
O cantor Daniel Gonzaga, neto de Luiz Gonzaga, criticou neste sábado (22) o lançamento da música "Vem Galopar" por Juliette, vencedora do BBB 21. A nova canção adapta a melodia de "Pagode Russo", clássico de Luiz Gonzaga, mas com uma letra modificada. Daniel afirmou que a família Gonzaga não deu “autorização formal” para a adaptação, apesar dos direitos da música pertencerem à gravadora Universal Music.

Em um vídeo compartilhado em seu perfil no Instagram, Daniel Gonzaga esclareceu a situação: “Parece que a Juliette lançou uma música, que tem alguma coisa a ver com o meu avô e com o João Silva, e o título dizia ‘Autorização da família Gonzaga’. Ninguém autorizou nada não da minha família”, afirmou Daniel. Ele destacou que a Universal Music tem os direitos da música e pode decidir sobre seu uso, mas enfatizou a falta de consideração com a família do compositor original.
- Participe do nosso grupo de WhatsApp
- Participe do nosso grupo de Telegram
- Confira os jogos e classificação dos principais campeonatos
Daniel também mencionou um episódio anterior em que a mesma música foi pleiteada para lançada por Anitta, sem que a família Gonzaga fosse consultada. “Essa música é de propriedade da Universal e eles lançaram porque quiseram”, disse Daniel, questionando a falta de comunicação e respeito por parte das gravadoras em relação ao legado de Luiz Gonzaga.
No final do vídeo, Daniel manifestou sua preocupação com a postura das gravadoras: “É lógico que é um direito delas, a propriedade é delas, a música é delas. Mas há um direito moral... Achei um pouco falta de respeito.” Além disso, o neto de Luiz Gonzaga pediu para que não fosse divulgado que a família Gonzaga ou a família Silva, na figura de Lúcia Silva, tivesse autorizado o lançamento, pois isso não ocorreu.
Equipe se manifestou
Em resposta às criticas do cantor, a equipe de Juliette divulgou uma nota explicando os procedimentos seguidos para o lançamento da música. Segundo a nota, Juliette respeita profundamente a obra de Luiz Gonzaga e João Silva e solicitou à Universal Publishing que as famílias autorizassem o lançamento. A editora teria garantido que a família estava ciente e não havia qualquer restrição.
A equipe também destacou que a cantora não é responsável pelos trâmites legais envolvendo a liberação de fonogramas e que, em absoluto respeito aos familiares, lamenta a situação e se coloca à disposição para dialogar. “Juliette afirma que não é ela a responsável pelos trâmites legais que envolvem a liberação de fonogramas. Com absoluto respeito aos familiares e à obra de Luiz Gonzaga e João Silva, a cantora lamenta e se coloca à disposição para entender e dialogar com todos os envolvidos”, disse a nota.
Fonte: Portal AZ