Filho mais novo de Zé Vaqueiro morre aos 11 meses por síndrome rara
Arthur, diagnosticado com a síndrome de Patau, faleceu após longo tratamento contra a doença
Arthur, filho mais novo do cantor Zé Vaqueiro e de Ingra Soares, faleceu na madrugada desta terça-feira (9) aos 11 meses de idade. A equipe do artista confirmou a triste notícia através das redes sociais.
Nascido no final de julho de 2023, Arthur foi diagnosticado com uma malformação congênita decorrente da síndrome de Patau, ou trissomia do cromossomo 13. Esta condição genética causa sérias má formações e problemas nos sistemas nervoso, cardíaco, urinário e nos membros. Após seu nascimento, Arthur passou quase dez meses internado no hospital. Ele chegou a receber alta, mas sofreu uma parada cardíaca apenas um dia depois, necessitando de nova internação.
- Participe do nosso grupo de WhatsApp
- Participe do nosso grupo de Telegram
- Confira os jogos e classificação dos principais campeonatos
Os pais do bebê compartilharam uma mensagem de agradecimento e despedida nas redes sociais: "Deus sabe de todas as coisas, e decidiu que era hora do nosso Arthur se juntar a Ele e descansar. Agradecemos do fundo de nossos corações o amor e as orações que nosso menino recebeu enquanto estava entre nós". Arthur era o caçula da família, que também tem outros dois filhos: Daniel e Nicole.
Síndrome de Patau
A síndrome de Patau é uma condição genética rara, afetando cerca de um em cada quatro mil nascidos vivos. Esta síndrome é caracterizada pela presença de um cromossomo 13 extra, resultando em diversas malformações graves.
Segundo a geneticista Cristiana Libardi, pesquisadora da Universidade de Fortaleza (Unifor), “essa falha pode ocorrer durante a divisão dos gametas masculino ou feminino, ou durante o crescimento do embrião”. Em vez de um par de cromossomos 13, os portadores da síndrome têm três, resultando em trissomia.
Entre os problemas associados à síndrome de Patau estão:
- Malformação no coração
- Malformação no sistema nervoso
- Alterações faciais e lábios leporinos
- Malformação nos rins
- Problemas respiratórios
- Micro ou anolftalmia (olhos pequenos ou ausência de olhos)
- Defeitos abdominais
- Malformação nas orelhas e surdez
Fonte: Com informações do G1