Pastor afirma que autismo é resultado de “visita do diabo” e gera revolta

Declaração foi feita durante um culto em Tucuruí, no Pará e gerou forte reação nas redes

Por Redação do Portal AZ,

Em um culto realizado na segunda-feira (15/7) em Tucuruí (PA), o pastor Washington Almeida, da Assembleia de Deus, fez uma declaração polêmica e preconceituosa ao afirmar que crianças com transtorno do espectro autista (TEA) são resultado de uma "visita do diabo" às gestantes. "Pessoas e ventres estão sendo manipulados e visitados pela escuridão", disse Almeida, antes de citar uma estimativa de que 30 a cada 100 crianças estão no espectro autista. “O diabo está visitando o ventre das desprotegidas”, concluiu.

A fala do pastor provocou uma onda de críticas nas redes sociais. Um usuário do X comentou: “É urgente submeter as religiões ao Estado. O Estado é laico e tem leis, religião não pode pregar desinformação e crime e se esconder atrás da liberdade de culto”.

Em resposta à repercussão negativa, na noite de terça-feira (16/7), a igreja publicou um vídeo em que Washington Almeida pediu desculpas, classificando sua declaração como “infeliz” e afirmando que suas palavras não refletem seu caráter.

Os transtornos do espectro autista são caracterizados por alterações no neurodesenvolvimento que se manifestam na primeira infância. O tratamento inclui atendimentos multiprofissionais, como psicologia e fonoaudiologia. Embora a causa do autismo ainda não seja totalmente conhecida, o diagnóstico precoce e a inclusão são fundamentais para o desenvolvimento socioafetivo das crianças afetadas.

Fonte: Portal AZ

Comente

Pequisar