Poluição no Sena adia triatlo masculino das Olimpíadas de Paris

Decisão é para garantir segurança dos atletas após fortes chuvas aumentarem níveis de poluição no rio

Por Redação do Portal AZ,

A World Triathlon e os organizadores dos Jogos Paris 2024 decidiram adiar a prova de triatlo masculino, originalmente marcada para a manhã desta terça-feira (30) na capital francesa, devido à poluição no rio Sena causada pelas fortes chuvas do último fim de semana. A competição agora está prevista para quarta-feira (31), às 5h45 (horário de Brasília).

A prova feminina ocorrerá no mesmo dia, a partir das 3h (horário de Brasília), enquanto o triatlo misto permanece agendado para a próxima segunda-feira, 5 de agosto.

Foto: ReproduçãoRio Sena

O Brasil será representado por quatro atletas no triatlo. Manoel Messias e Miguel Hidalgo competem na categoria masculina, enquanto Djenyfer Arnold e Vitoria Lopes participam da prova feminina.

Em comunicado oficial, a federação internacional da modalidade explicou que a decisão foi tomada em conjunto com as autoridades de Paris, com base nas condições meteorológicas e nos níveis de poluição. "Paris 2024 e a World Triathlon reiteram que a sua prioridade hoje é a saúde dos atletas. Os testes realizados no Sena hoje revelaram níveis de qualidade da água que não fornecem garantias suficientes para permitir a realização do evento", afirma o comunicado.

O percurso do triatlo, que inclui natação, ciclismo e corrida, terá início na ponte Alexandre III, uma das mais famosas pontes da cidade, inaugurada em 1900. Além do triatlo, o rio Sena também será palco das provas de maratona aquática, agendadas para os dias 8 e 9 de agosto.

A World Triathlon informou que novos testes de qualidade da água serão realizados para garantir que os níveis de poluição estejam dentro dos limites seguros para a prática da natação. A prioridade é assegurar a saúde e a segurança dos atletas antes de qualquer decisão final sobre a realização das provas.

Fonte: Agência Brasil

Comente

Pequisar