Twitter encerra atividades no Brasil alegando perseguição de Alexandre de Moraes

Em nota oficial a empresa afirmou ter recebido ameaça de prisão ao representante do X no Brasil

Por Redação do Portal AZ,

A rede social X/Twitter anunciou nesta quinta-feira (15) o encerramento imediato de suas operações no Brasil, após uma suposta ameaça de prisão feita por Alexandre de Moraes, ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), ao representante legal da empresa no país. A ameaça teria ocorrido em uma ordem judicial secreta, que o Twitter  divulgou como forma de expor as ações do ministro.

Foto: DivulgaçãoJustiça pede exclusão de 270 contas do Twitter

Em comunicado, a empresa afirmou que, apesar de múltiplos recursos ao STF, suas contestações não foram ouvidas, e que o público brasileiro não foi informado sobre as ordens de censura que Moraes exigiu que a plataforma cumprisse. A empresa destacou que sua equipe no Brasil não tem controle sobre o bloqueio de conteúdo na plataforma, mas que mesmo assim foi alvo de ameaças.

Diante dessa situação, e para proteger a segurança de seus funcionários, o Twitter alega que optou por encerrar suas operações no Brasil. No entanto, o serviço X, a nova versão do Twitter, permanecerá disponível para os usuários brasileiros. 
 

A empresa lamentou a decisão, responsabilizando exclusivamente Alexandre de Moraes e criticando suas ações como incompatíveis com os princípios democráticos. O comunicado encerra com uma reflexão sobre a escolha que o povo brasileiro deve fazer entre democracia e as ações do ministro.

Nota oficial do Twitter na íntegra:

"Ontem à noite, Alexandre de Moraes ameaçou nosso representante legal no Brasil com prisão se não cumpríssemos suas ordens de censura. Ele fez isso em uma ordem secreta, que compartilhamos aqui para expor suas ações.  

Apesar de nossos inúmeros recursos ao Supremo Tribunal não terem sido ouvidos, o público brasileiro não ter sido informado sobre essas ordens e nossa equipe brasileira não ter responsabilidade ou controle sobre se o conteúdo é bloqueado em nossa plataforma, Moraes optou por ameaçar nossa equipe no Brasil em vez de respeitar a lei ou o devido processo legal.  

Como resultado, para proteger a segurança de nossa equipe, tomamos a decisão de encerrar nossa operação no Brasil, com efeito imediato.  

O serviço X continua disponível para a população brasileira.  

Estamos profundamente tristes por termos sido forçados a tomar essa decisão. A responsabilidade é exclusivamente de Alexandre de Moraes.  

Suas ações são incompatíveis com o governo democrático. O povo do Brasil tem uma escolha a fazer - democracia, ou Alexandre de Moraes."

Fonte: Portal AZ

Comente

Pequisar