Morre aos 93 anos James Earl Jones, a icônica voz de Darth Vader e Mufasa
Ator deixa um legado de mais de 120 filmes e uma carreira marcada por uma voz inesquecível
Faleceu aos 93 anos o ator americano James Earl Jones, uma das vozes mais reconhecidas e celebradas de Hollywood. Com uma carreira extensa que abrange mais de 120 filmes, dezenas de peças de teatro e quase 100 participações na TV, Jones se tornou imortal no imaginário popular não apenas por sua figura imponente de 1,90m, mas, sobretudo, por sua voz marcante.
Ele é mais lembrado por dar vida a dois dos personagens mais icônicos do cinema: Darth Vader, na saga Star Wars, e Mufasa, no clássico O Rei Leão. A profundidade e gravidade de sua voz definiram Darth Vader, tornando o vilão um dos mais memoráveis da história do cinema. Da mesma forma, sua atuação como Mufasa ressoou com profundidade emocional, especialmente na relação com Simba, seu filho no filme da Disney.
- Participe do nosso grupo de WhatsApp
- Participe do nosso grupo de Telegram
- Confira os jogos e classificação dos principais campeonatos
Nascido no Mississippi em 1931, em meio à segregação racial nos Estados Unidos, Jones enfrentou grandes desafios desde cedo. Abandonado pelos pais, o ator desenvolveu uma gagueira severa que o levou a parar de falar completamente aos 8 anos de idade. A superação dessa condição começou quando um professor o incentivou a recitar poesias, o que o ajudou a reencontrar sua voz e, mais tarde, a descobrir sua vocação no teatro.
James Earl Jones costumava dizer que a dificuldade de fala o ensinou a valorizar cada palavra. Ele desenvolveu uma técnica própria de usar pausas para disfarçar a gagueira, o que acabou contribuindo para seu estilo dramático de interpretação.
Ao longo de sua carreira, Jones foi laureado com os maiores prêmios do teatro, da TV e do cinema, incluindo um Oscar honorário pelo conjunto de sua obra em 2011. Sua voz inconfundível rendeu a ele o reconhecimento internacional, e sua contribuição para as artes é vista como um feito alcançado por poucos.
O ator Mark Hamill, que interpretou Luke Skywalker em Star Wars, lamentou a perda do colega em uma rede social: "Um dos maiores atores do mundo, cuja contribuição para Star Wars é imensurável. Sentiremos sua falta. Descanse em paz, papai."
Fonte: Com informações do G1