Festival Retalho oferece oficinas de graffiti em escolas públicas de Teresina
Além de murais urbanos, o evento traz oficinas para estudantes, promovendo arte e educação
A terceira edição do Festival de Arte Urbana Retalho está prestes a começar em Teresina e promete ir além dos tradicionais murais que embelezam a cidade.
Neste ano, o festival inova com a inclusão de oficinas de iniciação ao graffiti em escolas públicas, com o objetivo de integrar arte e educação cultural. As atividades, que serão gratuitas e abertas ao público, visam conscientizar sobre a importância da arte urbana e seu impacto social.
- Participe do nosso grupo de WhatsApp
- Participe do nosso grupo de Telegram
- Confira os jogos e classificação dos principais campeonatos
Segundo WG, um dos organizadores do festival, as oficinas começarão com a apresentação da história do graffiti, seu contexto social e representatividade, seguidas de técnicas de pintura. “Queremos não só ensinar a prática, mas também gerar reflexões sobre o papel da arte na sociedade”, afirma. Além disso, os participantes aprenderão a criar toys — esculturas de madeira personalizadas pelos artistas, um diferencial nesta edição.
O festival, patrocinado pela Equatorial Piauí através do Sistema Estadual de Incentivo à Cultura (SIEC), também contará com bate-papos entre artistas envolvidos em projetos de transformação social por meio da arte, destacando o compromisso do evento em fortalecer o muralismo e a cultura urbana no Piauí.
Distribuídos entre o centro e a zona norte de Teresina, os murais deste ano contribuirão não só para revitalizar os espaços públicos, mas também para o turismo da cidade, transformando-a em uma verdadeira galeria a céu aberto.
Fonte: Equatorial Energia