Nobel da Paz vai para associação de sobreviventes de Hiroshima e Nagasaki

Organização de sobreviventes das bombas atômicas foi reconhecida por seu trabalho na conscientização sobre os perigos das armas nucleares

Por Redação do Portal AZ,

A organização japonesa Nihon Hidankyo foi anunciada nesta sexta-feira (11) como a vencedora do Prêmio Nobel da Paz de 2024. O grupo é formado por sobreviventes dos bombardeios atômicos de Hiroshima e Nagasaki, e atua na defesa de um mundo livre de armas nucleares.

Foto: ReproduçãoNihon Hidankyo

Segundo o Comitê Norueguês do Nobel, o movimento começou logo após os ataques atômicos de 1945, com o objetivo de alertar sobre as consequências humanitárias devastadoras do uso de armas nucleares. Desde então, a Nihon Hidankyo tem se destacado por meio de depoimentos de sobreviventes, que têm desempenhado um papel crucial na consolidação de uma ampla oposição ao uso dessas armas.

Os sobreviventes, conhecidos como Hibakusha, compartilharam suas experiências pessoais em campanhas educacionais, sensibilizando o mundo sobre os perigos das armas nucleares. O Comitê do Nobel destacou que, embora nenhuma arma nuclear tenha sido utilizada em conflitos nos últimos 80 anos, a ameaça ainda persiste com o aumento da aquisição de arsenais nucleares por diversos países.

A organização também lembrou os trágicos números das bombas lançadas em 1945, que mataram cerca de 120 mil pessoas de imediato, além de milhares que morreram posteriormente em decorrência de queimaduras e exposição à radiação. O Comitê ressaltou que, atualmente, as armas nucleares possuem um poder de destruição muito maior e poderiam causar a morte de milhões, além de afetar o clima global de maneira catastrófica.

O Nobel da Paz concedido à Nihon Hidankyo, conforme o Comitê, reflete o desejo de Alfred Nobel de reconhecer aqueles que promovem esforços significativos para o bem da humanidade.

Fonte: Com informações do Correio Braziliense

Saiba mais sobre:

Comente

Pequisar