Escola Lenir Argento oferece aulas de dança gratuitas para mais de 100 idosos
Projeto promove sociabilidade e melhora a saúde física e mental de pessoas da terceira idade.
A Escola Estadual de Dança Lenir Argento, localizada no Centro de Artesanato Mestre Dezinho, em Teresina, tem se destacado por promover inclusão e saúde por meio da dança. Atualmente, 110 alunos com 60 anos ou mais participam das aulas de dança oferecidas pela instituição, que abrangem diferentes estilos, como balé clássico e danças populares. As atividades são gratuitas e têm como principal objetivo melhorar a qualidade de vida dos idosos, tanto no aspecto físico quanto social e mental.

Dança como ferramenta de bem-estar
- Participe do nosso grupo de WhatsApp
- Participe do nosso grupo de Telegram
- Confira os jogos e classificação dos principais campeonatos
Desde 1985, a escola, gerida pela Secretaria da Cultura do Piauí (Secult), atende alunos de todas as idades, totalizando cerca de 850 estudantes, com faixas etárias que variam dos 4 anos até acima dos 60 anos. O coordenador da escola, Datan Izaká, destacou o aumento na demanda de idosos pelas aulas. "Temos percebido que a procura entre o público da terceira idade tem crescido bastante. A dança tem ajudado diretamente na saúde e na sociabilidade deles", afirmou.
O professor Elismar Júnior também destacou os benefícios das aulas para este público. “Os alunos frequentemente compartilham feedbacks positivos, afirmando que a dança os faz felizes, melhora a saúde física e mental e fortalece as amizades. Eles sempre fazem questão de participar das aulas”, afirmou o professor.
Turmas e requisitos para participação
As aulas para idosos são gratuitas, e novas turmas serão abertas em 2025, com inscrições previstas para os meses de maio a junho no primeiro semestre e de novembro a dezembro no segundo semestre. Para participar, os interessados devem apresentar exames médicos e um atestado de aptidão para a prática de atividades físicas no ato da matrícula.
Entre os alunos, o casal Guilherme Aguiar (76) e Joselina Nogueira (72) participa das aulas há dois anos e compartilha os benefícios da dança. “Tenho mais equilíbrio, sinto menos dores e me movimento com mais facilidade”, disse Joselina. Seu esposo, Guilherme, complementou que as aulas também favorecem o desenvolvimento da mente e o fortalecimento de amizades.
Outra aluna, Mércia Freitas (68), que participa das aulas há oito meses, também ressaltou os impactos positivos na saúde. “Minhas dores diminuíram, estou mais disposta e até emagreci”, afirmou.
Preparação para o espetáculo de fim de ano
Os alunos da terceira idade, assim como os demais participantes da escola, já se preparam para o espetáculo de fim de ano, intitulado "Balé Fiandeiro", que será realizado no Teatro 4 de Setembro de 19 a 22 de novembro. As apresentações incluem alunos de todas as idades e representam o encerramento das atividades anuais da Escola Lenir Argento, que, em 2025, celebrará seus 40 anos de contribuição para a cultura e a educação no Piauí.
Fonte: Governo do Piauí