Cine Teatro Maria Bonita é revitalizado com curta-documentário em Floriano

Projeto “Cine Maria” inclui melhorias e programação cultural para fomentar cinema local

Por Dominic Ferreira,


A cidade de Floriano-PI, comemorou, na terça-feira (5), a reabertura do Cine Teatro Maria Bonita com a estreia do curta-documentário 'Bença', dirigido por Tarso Tapety. O filme, que homenageia a cultura das rezadeiras e a figura de Dona Jovita Borges, marcou o início do Projeto “Cine Maria”. A obra também será utilizada em oficinas do projeto, que busca fortalecer o cinema local e ampliar o acesso à cultura cinematográfica na região.

Foto: Reprodução/Governo do PiauíCine teatro Maria Bonita
Cine Teatro Maria Bonita é revitalizado com estreia de curta-documentário em Floriano.

O “Cine Maria” busca revitalizar o Cine Teatro Maria Bonita com reformas estruturais e tecnológicas. A iniciativa inclui a reestruturação de banheiros e fachada, além de melhorias na segurança com câmeras, cerca elétrica e novo sistema elétrico. A modernização alcançou ainda a projeção e o som, com novos projetores, microfones e ar-condicionado, proporcionando um ambiente mais confortável e adequado para exibições audiovisuais de qualidade.

Foto: Reprodução/Governo do PiauíCine teatro Maria Bonita
Projeto “Cine Maria” inclui melhorias e programação cultural para fomentar cinema local.

Além das exibições, o Cine Maria oferecerá semanalmente sessões gratuitas de filmes piauienses e nordestinos, promovendo a valorização da produção cultural local. A estimativa é de um público mensal de aproximadamente 5 mil pessoas, entre espectadores, participantes das oficinas e eventos formativos. As oficinas oferecidas incluem temas como operação de câmeras, direção para cinema e TV, e produção audiovisual com dispositivos móveis, facilitando a formação técnica e artística na área.

Foto: Reprodução/Governo do PiauíCine teatro Maria Bonita
curta-documentário 'Bença'.

O coordenador Francisco Ribeiro destaca que o Cine Maria foi planejado para atender a todos, com foco em crianças, jovens e comunidades em situação de risco. Com apoio da Lei Paulo Gustavo e de entidades estaduais e federais, o projeto tem impacto previsto para mais de 50 mil pessoas e busca transformar Floriano em um centro de criação e apreciação cinematográfica, democratizando o acesso ao cinema e fortalecendo a cultura local.

Foto: Reprodução/Governo do PiauíCine teatro Maria Bonita

Fonte: Governo do Piauí

Comente

Pequisar