Peça "Vestida de Roça" relembra histórias de 14 idosas no sertão piauiense

Projeto “Rememórias” valoriza as vivências de mulheres rurais em um espetáculo emocionante

Por Dominic Ferreira,

O Povoado Serrinha, na zona rural de São Francisco do Piauí, recebe, na sexta-feira (8), a estreia da peça teatral “Vestida de Roça”. O espetáculo, parte do projeto “Rememórias”, narra histórias emocionantes e autênticas de 13 idosas negras e uma indígena que viveram em comunidades rurais do estado. As histórias foram coletadas entre maio e julho de 2024 e representam as duras realidades de infância e vida no sertão, marcadas por trabalho árduo e poucas oportunidades.

Foto: Reprodução/Governo do PiauíProjeto “Rememórias”
Peça "Vestida de Roça"relembra histórias de 14 idosas no sertão piauiense.

Composta por esquetes que interligam cenas do cotidiano rural, a peça transporta o público para a vida sertaneja, evocando brincadeiras antigas, como “meu lado direito” e “corre-corre lacoxia”, além de momentos de forró à luz de candeeiro. O espetáculo também aborda o tema da perda de memória, acompanhando uma idosa que, ao longo do dia, busca rememorar uma companhia ausente, refletindo sobre o processo de envelhecimento e as saudades de uma época passada. Para tornar a experiência ainda mais interativa, uma pessoa idosa da plateia será convidada a compartilhar suas próprias memórias no palco.

Foto: Reprodução/Governo do PiauíProjeto “Rememórias”
Projeto “Rememórias” valoriza as vivências de mulheres rurais em um espetáculo emocionante.

O impacto emocional do espetáculo é ampliado pela sua trilha sonora, que conta com quatro canções inéditas compostas especialmente para a peça. A música-título, “Vestida de Roça”, expressa a dualidade de alegria e dor das mulheres do campo, fazendo um apelo por mais respeito e escuta às pessoas idosas. A peça oferece uma verdadeira celebração das vivências e da sabedoria das mulheres rurais, dando-lhes o protagonismo que tantas vezes lhes é negado.

Foto: Reprodução/Governo do PiauíProjeto “Rememórias”

As apresentações, gratuitas, ocorrerão em várias localidades do Piauí, com a estreia em Serrinha e datas subsequentes em São Francisco, Nazaré e Floriano. As sessões serão realizadas em dois horários: às 18h para idosos e pessoas com deficiência, e às 20h para o público geral.

Fonte: Governo do Piauí

Comente

Pequisar