15 de novembro é feriado nacional e empresas podem optar por emendar com dia 14

Proclamação da República é celebrada nesta sexta-feira, como feriado em todo o país

Por Dominic Ferreira,


O dia 15 de novembro é celebrado como feriado nacional em todo o Brasil, em homenagem à Proclamação da República, que ocorreu em 1889. Este evento histórico foi resultado de um movimento republicano que culminou em um golpe militar liderado pelo Marechal Deodoro da Fonseca, que depôs o imperador Dom Pedro II e proclamou a república no país. A data, que marca a mudança de regime monárquico para republicano, é um dos principais marcos da história brasileira.

Foto: Reprodução/Freepik/Imagem ilustrativaProclamação da República é celebrada nesta sexta-feira, 15, como feriado em todo o país.
Proclamação da República é celebrada nesta sexta-feira (15), como feriado em todo o país.

Embora seja um feriado nacional, a decisão de emendar o feriado de 15 de novembro com o dia 14, quinta-feira, cabe exclusivamente às empresas. O dia 14 de novembro é considerado expediente normal de trabalho, mas, dependendo do acordo entre patrão e empregado, algumas empresas podem optar por conceder folga, estendendo o período de descanso. Portanto, a emenda de feriado não é obrigatória e varia conforme a política interna de cada organização.
A Proclamação da República aconteceu após anos de instabilidade política e enfraquecimento da monarquia, exacerbado pela crescente popularidade de partidos republicanos na década de 1870. O golpe, encabeçado por Deodoro da Fonseca, foi uma reação contra o governo imperial e teve como consequência a fuga da família real para Portugal, dois dias após o evento.
No mesmo dia, o novo governo republicano foi oficialmente instaurado com o pronunciamento do vereador José do Patrocínio, no Rio de Janeiro. Deodoro da Fonseca assumiu como o primeiro presidente do Brasil, marcando o início da República e encerrando a era imperial que perdurava desde a independência do país.

Fonte: Portal AZ

Comente

Pequisar