Galeria Nômade Piauiense é inaugurada para valorizar o artesanato local
Projeto levará exposições itinerantes a órgãos estaduais, fortalecendo o artesanato do Piauí
O auditório da Secretaria de Estado do Planejamento do Piauí (Seplan) recebe, nesta segunda-feira (18) às 18h, a inauguração da Galeria Nômade Piauiense. Com programação diversificada, o evento contará com palestras sobre cultura, diálogos com artesãos e uma visitação guiada à exposição, proporcionando um espaço de interação e valorização do artesanato local.
A Galeria Nômade Piauiense foi idealizada para dar visibilidade à produção cultural do Piauí, organizando exposições itinerantes de artesanato em diferentes órgãos estaduais. A iniciativa busca revitalizar esses espaços públicos, ao mesmo tempo em que fortalece o acesso à arte e à cultura local, impulsionando o mercado artesanal e o reconhecimento dos artesãos piauienses.
O projeto é uma realização da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), através da Superintendência de Desenvolvimento do Artesanato Piauiense (Sudarpi), em parceria com a Seplan, por meio da Superintendência de Monitoramento Estratégico (Sume). Para Ícaro Machado, Superintendente do Artesanato Piauiense, a ação é inovadora e uma oportunidade de fomentar a cultura local: “Estamos promovendo o nosso artesanato, mostrando o valor da nossa cultura e o talento do nosso povo. Queremos dar aos artesãos o reconhecimento e a visibilidade que eles merecem”.
A Galeria Nômade Piauiense, com foco em revitalizar órgãos públicos e fomentar a economia cultural do estado, prevê expansão para outras secretarias estaduais no futuro, ampliando sua contribuição para a comercialização e promoção do artesanato.
- Participe do nosso grupo de WhatsApp
- Participe do nosso grupo de Telegram
- Confira os jogos e classificação dos principais campeonatos
Fonte: Governo do Piauí