39ª Festa da Beleza Negra acontece no Memorial Esperança Garcia na sexta (22)

Evento celebra ancestralidade e cultura afro-brasileira com apresentações e Feira Preta

Por Dominic Ferreira,

O Memorial Esperança Garcia receberá, nesta sexta-feira (22), a 39ª Festa da Beleza Negra, em celebração ao Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra. O evento, com o tema “Força Ancestral”, começa às 19h e contará com atividades que exaltam a cultura afro-brasileira, como apresentações de dança, capoeira e shows musicais. 

Foto: Reprodução/Governo do PiauíFesta da Beleza Negra será realizada no Memorial Esperança Garcia
Memorial Esperança Garcia sedia Festa da Beleza Negra em homenagem ao Dia da Consciência Negra. 

De acordo com Antônia Aguiar, coordenadora do memorial, a festa transcende um simples evento cultural. “É um espaço de reafirmação, onde as pessoas celebram a beleza negra sem competições. Aqui, todos são valorizados, e o ambiente promove empoderamento e diálogo social”, afirma. A programação inclui grupos de dança como Ijexá e Ylu Ayê, rodas de capoeira, a tradicional Feira Preta, além de shows dos artistas Irmãos Bezerra, Rafamax e Preto Kedé.  

Foto: Reprodução/Governo do PiauíFesta da Beleza Negra será realizada no Memorial Esperança Garcia
Evento celebra ancestralidade afro-brasileira com shows e Feira Preta.

O Memorial Esperança Garcia, inaugurado em 2007 e renomeado em 2017 em homenagem à heroína negra piauiense, é um marco de resistência do movimento negro. Para Antônia, o espaço representa mais do que uma celebração. “A festa encontrou no memorial um local de identidade e acolhimento, essencial para o fortalecimento da ancestralidade e da cultura afro-brasileira”, destaca.  
Além da festa, o memorial sediará, nos dias 25 e 26 de novembro, a 3ª edição da Balada Literária, com apresentações musicais e atividades literárias. A Festa da Beleza Negra é uma realização do Grupo Coisa de Nêgo, com patrocínio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult) e apoio da TV Garrincha, reforçando a importância de promover a inclusão e o protagonismo negro no Piauí.

Fonte: Governo do Piauí

Comente

Pequisar