Respeito à Cultura: Ivete Sangalo apoia posicionamento contra mudança em música

Ivete Sangalo apoia crítica sobre alteração em música de Claudia Leitte que saúda Iemanjá

Por Direto da Redação,

Posicionamento Contra Alteração em Homenagem a Iemanjá

O Secretário de Cultura e Turismo de Salvador, Pedro Tourinho, gerou polêmica ao criticar a mudança de versos na música "Caranguejo" feita pela cantora Claudia Leitte, que deixou de homenagear Iemanjá e passou a mencionar Jesus em hebraico. Em seu texto, Tourinho recebeu apoio da renomada cantora Ivete Sangalo, que demonstrou concordância com a declaração.

Foto: • Instagram/Ivette Sangalo/Claudia LeitteIvete Sangalo curtiu declaração que critica atitude de Claudia de Leitte em apresentações recentes• Instagram/Ivette Sangalo/Claudia Leitte
Ivete Sangalo curtiu declaração que critica atitude de Claudia de Leitte em apresentações recentes• Instagram/Ivette Sangalo/Claudia Leitte

Controvérsia na Letra da Música

Nas últimas apresentações, Claudia Leitte substituiu a saudação a Iemanjá pelo nome de Jesus em hebraico. A letra original mencionava: "Joga flores no mar. Saudando a rainha Iemanjá". Por questões religiosas, a artista optou por cantar: "Joga flores. Eu canto meu rei Yeshua".

Pedro Tourinho, sem citar o nome de Claudia Leitte nas redes sociais, criticou a atitude da seguinte forma: "Quando um artista que se diz parte desse movimento, saúda o povo negro e a cultura, reverencia a percussão e musicalidade, faz sucesso e ganha dinheiro com isso, mas, de repente, escolhe reescrever a história e retirar o nome de Orixás das músicas, não se engane: o nome disso é racismo, e é o surreal e explícito reforço do que houve de errado naquele tempo".

Respeito à Cultura e Valorização do Axé Music

O Secretário salientou a importância de celebrar os 40 anos do Axé Music com respeito, fortalecendo suas bases e valorizando sua verdade, rejeitando qualquer forma de desrespeito, apropriação ou retrocesso. O fechamento dos comentários em sua postagem evidenciou a repercussão intensa, recebendo apoio de personalidades como Ivete Sangalo, Giovanna Lancelotti e Alice Wegmann.

Em relação ao posicionamento, a assessoria de Ivete Sangalo informou à imprensa que não há uma declaração oficial sobre o assunto. Já a equipe de Claudia Leitte não se manifestou até o momento. Caso haja retorno, o texto será atualizado.

Fonte: Divulgação

Comente

Pequisar