Asteroide Alinda faz visita mais próxima à Terra em 100 anos
Objeto de 4,2 km de diâmetro poderá ser observado com equipamentos e por transmissão no YouTube
A Terra receberá, nesta quarta-feira (8), a aproximação mais significativa do asteroide 887 Alinda em um século. Descoberto em 1818 pelo astrônomo alemão Max Wolf, o objeto celeste, com impressionantes 4,2 quilômetros de diâmetro — comparável à largura da ilha de Manhattan —, estará a 12,3 milhões de quilômetros de distância do planeta, o equivalente a 32 vezes a distância entre a Terra e a Lua.
Classificado como um asteroide próximo à Terra (NEA), Alinda não representa risco de colisão, segundo simulações orbitais. Ele é um dos cinco maiores asteroides a se aproximar em uma distância inferior a 15 milhões de quilômetros até 2200. A visita de Alinda, que atingirá 0,082220 UA (Unidade Astronômica) em relação ao planeta, será visível com o auxílio de binóculos ou telescópios, especialmente no hemisfério norte, próximo às constelações de Órion e Gêmeos.
- Participe do nosso grupo de WhatsApp
- Participe do nosso grupo de Telegram
- Confira os jogos e classificação dos principais campeonatos
A chegada do asteroide também contará com transmissão ao vivo pelo Virtual Telescope Project, começando às 17h30 e se estendendo até o próximo domingo (12). O objeto permanecerá brilhante no céu por cerca de 10 dias, atingindo o pico de visibilidade durante este período.
Após 2025, o asteroide 887 Alinda só voltará a se aproximar em janeiro de 2087, quando atingirá 0,166633 UA de distância. Para os entusiastas da astronomia, esta é uma oportunidade única de acompanhar a trajetória de um dos maiores corpos celestes a se aproximar da Terra neste século.
Confira a transmissão ao vivo a partir das 17h30:
Fonte: Com informações do Correio Braziliense