Espetáculo Travessada estreia nos dias 14, 15 e 16 de fevereiro em Teresina
Serão 3 sessões de dança para as crianças com muita emoção
Travessada é uma criação e direção de Weyla Carvalho, com colaboração dos artistas Àllex Cruz, Trix Carvalho, Bebel Frota e Cleyde Silva, que compõem o elenco da peça. A trilha sonora é assinada por Sergio Matos. O espetáculo chega para ampliar o repertório de obras de dança para crianças em Teresina.

No dia 14, a apresentação será dedicada aos alunos da Escola Municipal Professor João Porfírio de Lima Cordão, localizada no bairro São Sebastião, loteamento Renascença 3, na zona sudeste da capital.
- Participe do nosso grupo de WhatsApp
- Participe do nosso grupo de Telegram
- Confira os jogos e classificação dos principais campeonatos
Já nos dias 15 e 16 de fevereiro, o espetáculo atravessa a cidade para acontecer no Teatro Barítono Raimundo Pereira, no bairro Jacinta Andrade, zona norte da cidade. Todas as sessões são gratuitas e ocorrem às 16h.

O projeto teve início em 2023 como um processo criativo e de residência com artistas da cidade. Em 2024, seguiu para uma segunda etapa, dando continuidade à pesquisa e ao desenvolvimento do processo criativo, culminando na estreia em fevereiro de 2025. A realização foi viabilizada pelo patrocínio do Armazém Paraíba, por meio do SIEC/SECULT-PI, lei estadual de cultura.
Ao longo de oito meses de trabalho, foram promovidos encontros criativos e investigativos na busca por uma linguagem de dança mais leve e descontraída. O objetivo é proporcionar ao público infantojuvenil uma experiência de dança brincante e imagética.
"Ser dança para crianças é um exercício infinito que nos propomos enquanto artistas criadores. Isso nos faz sonhar com uma arte para espectadores emancipados e críticos. As crianças nos inspiram a imaginar outras formas de viver a realidade e habitar este mundo", afirma Weyla Carvalho, diretora e criadora do espetáculo.

Sobre o Travessada
Travessada é um espetáculo de dança contemporânea para crianças, que também pode ser visto como uma dança-brincadeira de jogar com os colegas.
Nessa dança, podemos inventar um mundo, um tempo, um lugar e um monte de coisas que nem precisam ser de verdade, porque já são reais quando acontecem. A gente pode dançar com um travesseiro, com vários travesseiros, misturando com lençóis e luzes coloridas – como em um filme ou um sonho. Mas também gostamos de pesadelos, que dão aquele frio na barriga.
Isso tudo não é uma receita, apenas uma possibilidade do que podemos fazer se quisermos. O que combina com travesseiro? Dormir? Acordar? Brincar? Dançar? Jogar? Fazer de conta? Imaginar?
Travessada é pensado para crianças em suas mais diversas infâncias e busca proporcionar ao público infantojuvenil um contato direto com a arte cênica, viva e presencial. É fundamental mostrar aos pequenos que existe um mundo incrível e infinito para além das telas, estimulando seus sentidos, emoções e criatividade.
O espetáculo traz ao palco a ideia de um lugar íntimo e libertador, cheio de diversão. A partir da materialidade do travesseiro, novas formas, criaturas e mundos são criados – e as crianças são a grande inspiração dessa jornada.
Fonte: Travessada