Em estado crítico, Papa Francisco passou uma noite "tranquila", diz Vaticano

Internado há 10 dias, o pontífice teve um início de insuficiência renal recentemente e recebe oxigênio por cânulas nasais para auxiliar na respiração

Por Rayfran Junior,

O Papa Francisco, de 88 anos, passou a noite sem intercorrências e segue em repouso, informou o Vaticano nesta segunda-feira (24). Apesar da estabilidade, o estado de saúde pontífice ainda é crítico devido à pneumonia bilateral que o levou à internação há 10 dias. Além disso, exames recentes indicaram o início de um quadro de insuficiência renal leve.

Foto: AFP'Peço que rezem por mim', disse o papa em mensagem aos fiéis neste domingo (23/2)
'Peço que rezem por mim', disse o papa em mensagem aos fiéis neste domingo (23/2)

De acordo com o boletim médico, o papa está sendo monitorado de perto e recebe oxigênio por cânulas nasais para auxiliar na respiração. Nos últimos dias, o estão de saúde dele gerou maior preocupação após uma crise de asma e a queda no número de plaquetas, que resultou na necessidade de uma transfusão sanguínea no sábado (22). Os médicos também observam possíveis complicações, como sepse, decorrente da infecção pulmonar.

Esta é a hospitalização mais longa do Papa Francisco desde o início de seu pontificado, em 2013. Em 2021, ele ficou internado por dez dias após uma cirurgia no cólon. Apesar da gravidade do quadro atual, Francisco permanece consciente e lúcido. No domingo (23), ele chegou a participar de uma missa privada no apartamento hospitalar.

Em mensagem divulgada pelo Vaticano, Francisco agradeceu aos profissionais de saúde do Hospital Policlínico Universitário Agostino Gemelli, em Roma, e demonstrou confiança na recuperação. “O repouso também faz parte da terapia. Agradeço de coração aos médicos e profissionais de saúde deste hospital pela atenção e dedicação com que prestam seu serviço aos doentes”, declarou.

Desde sua internação, fiéis ao redor do mundo têm realizado vigílias e orações por sua saúde, com manifestações na Argentina, na Itália e no Iraque. Por enquanto, não há previsão de alta médica.

Fonte: Portal AZ

Comente

Pequisar