Cineasta palestino vencedor do Oscar é libertado após ser espancado em Israel

Hamdan Ballal passou a noite sendo espancado em uma base militar enquanto estava vendado e algemado

Por Rayfran Junior,

O cineasta palestino Hamdan Ballal, vencedor do Oscar de Melhor Documentário em 2025 pelo filme No Other Land, foi libertado nesta terça-feira (25) após passar uma noite detido e sendo espancado por soldados israelenses. A informação foi confirmada pelo co-diretor do documentário, o israelense Yuval Abraham.

Foto: basel_adra/XHamdan Ballal sendo socorrido após ser liberado
Hamdan Ballal sendo socorrido após ser liberado

"Depois de ficar algemado a noite toda, sendo espancado em uma base militar, Hamdan Ballal agora está livre e prestes a voltar para casa com sua família", escreveu Abraham em uma rede social.

De acordo com a advogada do cineasta, Leah Tsemel, Ballal foi vendado e agredido por dois soldados enquanto permanecia algemado no chão da prisão militar. Ele havia sido detido após seu carro ser atacado por colonos israelenses na aldeia de Susiya, na Cisjordânia ocupada.

Detenção e agressões

Imagens divulgadas nas redes sociais mostram o momento em que o veículo do cineasta foi atingido por pedras arremessadas por um grupo de colonos mascarados. Ballal chegou a receber atendimento em uma ambulância, mas foi retirado à força por militares israelenses, segundo relatos.

Yuval Abraham denunciou o ocorrido na segunda-feira (24): "Um grupo de colonos acabou de linchar Hamdan Ballal, codiretor do nosso filme. Eles o espancaram e ele tem ferimentos na cabeça e no estômago. Quando ele chamou uma ambulância, soldados invadiram o veículo e o levaram".

As Forças de Defesa de Israel (FDI), por sua vez, divulgaram uma nota alegando que houve confrontos entre israelenses e palestinos na região e que três palestinos e um colono israelense foram detidos sob suspeita de atirarem pedras nas forças de segurança. O governo nega que tenha ocorrido uma prisão dentro de uma ambulância.

O filme e o contexto do conflito

No Other Land, documentário vencedor do Oscar, retrata a luta dos moradores palestinos de Masafer Yatta contra a destruição de suas casas por militares israelenses. A obra foi dirigida por dois cineastas palestinos, Hamdan Ballal e Basel Adra, e dois israelenses, Yuval Abraham e Rachel Szor.

Desde a ocupação da Cisjordânia por Israel, em 1967, o número de colonos israelenses na região ultrapassou 700 mil, apesar de a comunidade internacional considerar essa ocupação ilegal. Nos últimos meses, estima-se que mais de 40 mil palestinos tenham sido desalojados devido às ofensivas militares israelenses, no maior deslocamento forçado desde a Segunda Intifada, nos anos 2000.

Fonte: Com informações da Agência Brasil

Comente

Pequisar