Lula decreta luto oficial de sete dias pela morte do papa Francisco

Presidente e pontífice se encontraram três vezes nos últimos anos e compartilhavam preocupações sobre pobreza, desigualdade e meio ambiente

Por Redação do Portal AZ,

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva decretou neste domingo (20) luto oficial de sete dias no Brasil em homenagem ao papa Francisco, que morreu aos 88 anos, em Roma. A decisão, publicada no Diário Oficial da União, determina que as bandeiras em prédios públicos sejam hasteadas a meio mastro durante o período.

Foto: Ricardo StuckertPapa Francisco e Lula
Papa Francisco e Lula

Lula e Francisco mantinham uma relação respeitosa, marcada por alinhamento em temas sociais e ambientais. Os dois se encontraram oficialmente em três ocasiões. A primeira foi em 13 de fevereiro de 2020, no Vaticano, em uma reunião privada na Casa Santa Marta. Na ocasião, discutiram combate às desigualdades, solidariedade e justiça social.

O segundo encontro ocorreu em 21 de junho de 2023, também no Vaticano. Já presidente, Lula reafirmou a amizade com o papa e tratou de temas como paz, fome e meio ambiente. Ele também convidou Francisco para visitar o Brasil, especialmente durante o Círio de Nazaré, em Belém.

A última reunião entre ambos foi em 14 de junho de 2024, durante a Cúpula do G7 na Itália, onde o papa participou pela primeira vez como orador. Em conversa reservada, eles voltaram a discutir o combate à fome, a promoção da paz e o uso ético da inteligência artificial.

Francisco também manifestou apoio a Lula em momentos delicados. Em 2019, enviou uma carta ao então ex-presidente, que estava preso, demonstrando solidariedade e esperança.

Neste ano, em fevereiro, a primeira-dama Janja da Silva se reuniu com o pontífice em Roma, agradeceu pelas orações pela saúde de Lula e conversou sobre a situação de mulheres e meninas afetadas pela pobreza.

Em nota divulgada neste domingo, Lula afirmou:

“Francisco foi um defensor dos pobres e de um mundo mais justo e solidário. O mundo perde hoje um dos mais importantes líderes populares da atualidade, que fez da fé uma trincheira na luta por justiça. Um argentino torcedor do San Lorenzo que se tornou um dos maiores papas da história da Igreja.”

Francisco foi o primeiro papa latino-americano da história e teve o Brasil como destino de sua primeira viagem internacional, em 2013, durante a Jornada Mundial da Juventude. Na ocasião, visitou a favela da Varginha, o Santuário de Aparecida e celebrou missas para multidões em Copacabana.

Fonte: Com informações da Agência Brasil

Comente

Pequisar