Sete cardeais brasileiros são candidatos no conclave que definirá o novo Papa

Entre os elegíveis está Dom Sérgio da Rocha, que já atuou como arcebispo de Teresina

Por Redação do Portal AZ,

O Brasil tem atualmente sete cardeais aptos a participar do conclave que escolherá o novo papa, após a morte de Francisco, ocorrida em Roma nesta segunda-feira (21). Todos têm a possibilidade de receber votos e, portanto, ser eleitos para o comando da Igreja Católica. Destes, quatro também têm direito a votarem por estarem abaixo dos 80 anos, como determina a regra do conclave.

Foto: ReproduçãoImagem do filme Conclave
Imagem do filme "Conclave"

A escolha do novo pontífice é feita em uma cerimônia secreta no Vaticano, conduzida exclusivamente pelos cardeais eleitores. Contudo, qualquer cardeal pode ser escolhido como sucessor de São Pedro, independentemente da idade — o critério de idade restringe apenas o direito de votar, e não o de ser votado.

Os cardeais brasileiros elegíveis ao papado:

Dom Sérgio da Rocha – Arcebispo de Salvador (BA), tem 64 anos e é um dos brasileiros mais influentes da cúpula eclesiástica. Já atuou como Arcebispo de Teresina (PI) entre 2001 e 2007, e segue sendo referência nacional pela sua formação teológica e atuação pastoral.

Foto: Jorge Jesus/ Ag. PicnewsDom Sergio da Rocha
Dom Sergio da Rocha aparece como principal brasileiro candidato à Pontífice 

Dom Odilo Pedro Scherer – Arcebispo de São Paulo, tem 75 anos. É nome conhecido no Vaticano e já foi cotado em conclaves anteriores.

Dom Leonardo Ulrich Steiner – Arcebispo de Manaus, com 73 anos. É o primeiro cardeal da Amazônia brasileira, com forte atuação nas pautas ambientais e sociais.

Dom Paulo Cezar Costa – Arcebispo de Brasília, 56 anos. É atualmente o cardeal mais jovem do país e tem destaque crescente na Cúria Romana.

Esses quatro estão aptos a votar e podem também ser votados.

Já os outros quatro cardeais brasileiros não têm mais direito a voto no conclave por terem ultrapassado os 80 anos, mas continuam elegíveis ao papado:

Dom João Braz de Aviz – Prefeito do Dicastério para os Institutos de Vida Consagrada no Vaticano. Tem 77 anos.

Dom Raimundo Damasceno Assis – Arcebispo emérito de Aparecida (SP), 87 anos. Foi presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

Dom Geraldo Majella Agnelo – Arcebispo emérito de Salvador, 90 anos.

Conclave

O conclave é uma reunião secreta realizada na Capela Sistina, onde os cardeais com menos de 80 anos se reúnem para eleger o novo papa. O nome escolhido precisa obter ao menos dois terços dos votos dos presentes. Após a eleição, o eleito é anunciado com a tradicional fumaça branca e a frase “Habemus Papam”.

Fonte: Portal AZ

Comente

Pequisar