I Encontro Estadual de Gestores da Cultura do Piauí acontece em maio

Evento nos dias 13 e 14 terá debates e oficinas sobre políticas culturais no estado

Por Dominic Ferreira,

A Secretaria de Estado da Cultura do Piauí (Secult-PI) promoverá o I Encontro Estadual de Gestores da Cultura do Piauí, nos dias 13 e 14 de maio, um evento que representa um marco para o fortalecimento das políticas culturais no estado. O encontro, que ocorrerá no Palácio da Cultura e no Theatro 4 de Setembro, é voltado para gestores e gestoras culturais, dirigentes e profissionais da área que atuam na promoção da cultura em seus territórios.

Durante os dois dias de atividades, haverá debates, formações e trocas de experiências sobre a construção coletiva das políticas públicas culturais. O objetivo é integrar e capacitar as lideranças locais, compartilhando informações sobre o funcionamento das principais políticas culturais do país e como acessá-las. Entre os temas a serem abordados estão o Pacto Federativo, oficinas sobre a Política Nacional Aldir Blanc (PNAB), o Sistema Nacional de Cultura e a Gestão de Equipamentos Culturais.

O evento também contará com apresentações culturais e diálogos com representantes do Ministério da Cultura e do Governo do Estado. As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas através do link disponível, com vagas limitadas, direcionadas a profissionais que atuam na área cultural. O encontro é uma realização da RD Serviços, em co-realização com o Fórum dos Secretários e Dirigentes Municipais de Cultura do Piauí, tendo o patrocínio do Governo do Estado do Piauí e apoio do Ministério da Cultura e do Governo Federal.

A programação do encontro inclui uma série de atividades, como palestras, oficinas e apresentações culturais, que visam enriquecer a experiência dos participantes. No primeiro dia, haverá a abertura com a Orquestra de Rabecas e uma palestra sobre o Pacto Federativo, enquanto o segundo dia contará com oficinas sobre a Política Nacional Aldir Blanc e a Implantação do Sistema Municipal de Cultura, além de painéis e diálogos sobre os desafios da gestão cultural nos municípios do Piauí.

Fonte: Secult

Comente

Pequisar