Cardeais entram em conclave nesta quarta (7) para eleger novo Papa
A primeira fumaça deve sair da Capela Sistina por volta das 14h (Horário de Brasília)
Começa nesta quarta-feira (7) o conclave que elegerá o novo papa, reunindo 133 cardeais com direito a voto na Capela Sistina, no Vaticano. As expectativas entre os religiosos são de uma escolha rápida, com a maioria apostando em um processo que dure entre dois e três dias, como foi o caso das últimas edições. O evento atrai atenção de todo o mundo — inclusive no Piauí, onde fiéis e representantes da Igreja Católica acompanham com esperança os desdobramentos da escolha.

Na missa "Pro Eligendo Pontifice", celebrada antes do início oficial do conclave, o cardeal Giovanni Battista Re, decano do colégio cardinalício, pediu unidade e invocou a luz do Espírito Santo para guiar a decisão dos cardeais diante dos desafios contemporâneos. Re também foi o responsável por presidir o funeral do papa Francisco, falecido recentemente.
- Participe do nosso grupo de WhatsApp
- Participe do nosso grupo de Telegram
- Confira os jogos e classificação dos principais campeonatos
O cardeal brasileiro Jaime Spengler, arcebispo de Porto Alegre, é um dos votantes e reforçou, em entrevista à imprensa, que a votação deve ser breve. "Dois, três dias", afirmou, mesma estimativa dada por outros representantes da Igreja.
Os primeiros sinais visuais do processo serão vistos ainda hoje, com a primeira fumaça prevista para sair da Capela Sistina por volta das 14h (horário de Brasília). A fumaça preta indica que nenhum nome foi escolhido; a branca, o sinal aguardado pelos católicos, confirma a eleição do novo pontífice.
Dos 252 cardeais atualmente existentes no mundo, 117 têm mais de 80 anos e, portanto, não podem participar do conclave. A escolha será feita exclusivamente pelos cardeais mais jovens, em meio a um dos momentos mais emblemáticos da Igreja Católica.
Fonte: Portal AZ