Feira Literária da Diversidade terá presença de escritores de Cuba, RN, PI e DF
A abertura do evento, no Theatro 4 de Setembro, contará com a presença do embaixador de Cuba Adolfo Curbelo Castellanos
Com lançamentos de livros, shows, exposições, mesas redondas, exibições de documentários e homenagens, a 3ª edição da Feira Literária da Diversidade, Raça, Etnia e Gênero (Flid 2025) acontece de 21 a 23 de maio, fazendo conexões com escritores de Cuba, Rio Grande do Norte, Maranhão, Piauí e Brasília.

A abertura do evento, no Theatro 4 de Setembro, contará com a presença do embaixador de Cuba Adolfo Curbelo Castellanos, além de autoridades locais e personalidades do movimento negro, indigenas e LGBTQIA+.
- Participe do nosso grupo de WhatsApp
- Participe do nosso grupo de Telegram
- Confira os jogos e classificação dos principais campeonatos
A feira vai ocupar por três dias o Complexo Cultural Clube dos Diários e Theatro 4 de Setembro com diversos debates para contemplar vozes historicamente silenciadas, como a população afro-brasileira e indígena, mulheres e LGBTQIAPN+ .
“Queremos dar visibilidade a produção de conhecimentos dos referidos segmentos sociais, contemplando as áreas da literatura ficcional e acadêmica, por meio de colóquios, rodas de conversa, lançamentos de livros, assim como, outras ações envolvendo as diversas linguagens das artes e da cultura de uma grande parcela da sociedade que, geralmente, se encontra à margem da elite cultural brasileira e piauiense”, disse Marleide Lins, curadora do Flid.
A feira contará com a presença de Nelson Simón, poeta, escritor e presidente da União dos Escritores e Artistas de Cuba, da poeta Bárbara Hernández, da Universidade de Pinar del Rio, em Cuba, professora de espanhol, língua e literatura portuguesa, da professora e da escritora do Rio Grande do Norte, Tânia Lima, da poeta Luiza Cantanhêde, Lindevânia Martins, Anna Liz, Paulo Rodrigues e várias personalidades do Piauí e Maranhão. O evento receberá escritores, escritoras, pesquisadores e grupos indigenas como Guajajara, Tabajara, Warao e vai homenagear com Selo da Diversidade grupos e pessoas que contribuem para a valorização da cultura negra e indígena e lutam contra o preconceito.
A Flid terá exposições de personalidades negras, indigenas, LGBTQIA+, amostra imersiva sobre Nonato Oliveira e comercialização de livros com a presença de editoras como Entrelivros, Nova Aliança e Avant Garde. O Coletivo 086 é parceiro com participação em mesas e exibições de documentários como Jovanna Baby e Entrelaçados.
A Feira foi aprovada na Política Nacional Aldir Blanc de Fomento à Cultura (PNAB) e tem produção da Avant Garde. O evento tem poio da Secretaria Estadual de Cultura (Secult), Theatro 4 de Setembro, Fundação Quixote, Alencar Assessoria de Educação e Cultura, ASSAAC, Teresina Shopping, Nepa, Nelipi, Unicentroma, PPI, SUIRPO/SASC e Matizes.
Mais informações: (86) 99930-3944 (Marleide Lins)
Fonte: Ascom