Mostra de Cinema THERECINE traz 30 filmes gratuitos a partir desta terça

Evento destaca o cinema nordestino e homenageia o cineasta Rosemberg Cariri

Por Dominic Ferreira,

A 2ª edição da Mostra de Cinema THERECINE terá início nesta terça-feira, 27 de maio, em Teresina, no Sesc Cajuína, e se estenderá até o dia 1º de junho. Com entrada gratuita, o evento promete reunir mais de 30 filmes, incluindo curtas e longas-metragens, e é patrocinado pelo Governo do Estado do Piauí por meio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult). A mostra é uma oportunidade imperdível para os amantes do cinema e para aqueles que desejam explorar a rica produção audiovisual nordestina.

Foto: Reprodução | SecultCapa

Um dos destaques da programação é a homenagem ao cineasta cearense Rosemberg Cariri, que estará presente para a exibição especial de seu clássico “Corisco e Dadá”, em versão remasterizada. O filme, que marcou a estreia da atriz e diretora Dira Paes, é um marco na cinematografia nordestina. Além disso, a mostra contará com a exibição do longa “Cinema, Aspirinas e Urubus”, dirigido por Marcelo Gomes, que celebra 20 anos desde sua apresentação no Festival de Cannes. O produtor João Vieira Júnior participará de um bate-papo sobre os desafios do audiovisual no Nordeste.

A Mostra THERECINE também dará visibilidade ao cinema piauiense com a exibição de “Manas”, da diretora Marianna Brennand, que recentemente recebeu o Women In Motion Emerging Talent Award 2025 no Festival de Cannes. Outros longas em destaque incluem “Os Sapos”, de Clara Linhart, e “Oeste Outra Vez”, de Érico Rassi. A programação ainda inclui produções indicadas pela Mostra de Tiradentes, como “Cartório das Almas”, de Leo Belo, e “Malês”, do ator e diretor Antônio Pitanga.

A diversidade também será comemora na THERECINE, com uma sessão especial de curtas da Mostra Internacional de Cinema Rio LGBTQIA+, sob curadoria de Alexander Mello. Um dos momentos mais esperados é a mostra competitiva “Chapada do Corisco”, que valoriza a produção audiovisual local, com oito curtas-metragens de realizadores piauienses concorrendo ao troféu de melhor filme, escolhido pelo voto popular. A abertura oficial do evento será marcada pela exibição do filme de ficção “Kassandra com K”, dos diretores Cícero Filho e Rivanildo Feitosa, às 19h.

Fonte: Secult

Comente

Pequisar