“Corpo Preto” recebe Grand Prix e três Leões de Ouro por denúncia de racismo

Projeto do Instituto Yduqs e IDOMED conquista reconhecimento internacional em Cannes

Por Dominic Ferreira,

O livro Corpo Preto, fruto da colaboração entre o Instituto Yduqs e o Instituto de Educação Médica (IDOMED), foi consagrado com quatro prêmios no Festival Internacional de Criatividade de Cannes, um dos mais prestigiados do mundo. O projeto conquistou o Grand Prix na categoria Industry Craft (Print & Publishing) com o case Nigrum Corpus, marcando a primeira vez que o Brasil recebe esse reconhecimento nesta categoria. Além disso, a obra arrecadou dois Leões de Ouro nas categorias Design e Health & Wellness, e um Leão de Bronze também em Health & Wellness, destacando sua abordagem sensível e impactante sobre o racismo estrutural no contexto da saúde.

Foto: Reprodução/DivulgaçãoCapa

Baseada em uma história real, a obra Corpo Preto revela as consequências do racismo estrutural na saúde brasileira, com foco nas microagressões, na negligência e nas profundas desigualdades de acesso e cuidado. O projeto é um reflexo do compromisso dos institutos com uma educação médica mais inclusiva, diversa e transformadora.

“Receber quatro prêmios em Cannes é uma conquista gigante, mas o mais importante é dar visibilidade a uma pauta tão urgente: a desigualdade no cuidado médico causada pelo racismo e pelos vieses estruturais que ainda persistem na medicina. Estamos colocando a educação no centro da transformação, trazendo luz para um problema real, que atinge milhões de brasileiros”, afirmou Claudia Romano, presidente do Instituto Yduqs e vice-presidente do grupo educacional Yduqs.

O insight do filme e do livro surgiu a partir dos estudos do programa Mediversidade, que busca ampliar a inclusão de diferentes etnias e contextos sociais na formação médica no Brasil. Um dado alarmante que ilustra a urgência do tema é que apenas 3% dos médicos no país são negros, segundo o Conselho Federal de Medicina (2023).

“Receber dois ouros, um bronze e o Grand Prix em Cannes com o Corpo Preto é um reconhecimento internacional que reforça a urgência de olharmos com profundidade para o racismo estrutural na saúde. Este projeto é mais do que uma obra editorial — é um instrumento de transformação social e educacional”, afirmou Silvio Pessanha Neto, CEO do IDOMED.

“Ser reconhecidos com um Grand Prix e mais três Leões em Cannes mostra que o marketing pode — e deve — ocupar um papel ativo na transformação social. Nigrum Corpus nasceu de um propósito verdadeiro e foi traduzido em uma narrativa potente e necessária”, completou Marcel Desco, vice-presidente de Marketing da Yduqs.

Fonte: Ícone Comunicação

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