FestLuso 2025 celebra 15 anos com mais de 20 espetáculos gratuitos em Teresina

Festival reúne grupos de países lusófonos e promove ações em escolas e espaços culturais

Por Carlos Sousa,

O Festival de Teatro Lusófono (FestLuso), considerado um dos maiores eventos culturais do país, chega à sua 15ª edição em 2025 com uma programação diversificada e gratuita. O evento será realizado em Teresina entre os dias 25 e 30 de agosto, reunindo grupos de Portugal, Moçambique, Angola e Brasil, em uma celebração da diversidade e da riqueza da língua portuguesa.

Foto: ReproduçãoFest Luso

A programação contará com mais de 20 espetáculos em diferentes espaços culturais da capital, como o Theatro 4 de Setembro, o Cine Teatro da UFPI, a Sala Torquato Neto, a Praça Pedro II, a Escola de Teatro Gomes Campos, o Espaço Cultural Casa de Soraya e o Cine Teatro Barítono Raimundo Pereira, no bairro Jacinta Andrade, zona Norte de Teresina.

Antes da etapa em Teresina, o festival realiza, pelo terceiro ano consecutivo, o módulo circulante em Brasília, de 21 a 24 de agosto, no Sesc Taguatinga e no Espaço Cultural Paulo Autran.

A abertura oficial será no dia 25, no Theatro 4 de Setembro, com a exibição de um mini documentário sobre o professor Gomes Campos, que completaria 100 anos em 2025. Em seguida, estreia a peça Caim, baseada na obra de José Saramago, em monólogo de Henri Pagnoncelli, dirigido por Jacyan Castilho, com apoio da Fundação José Saramago, de Lisboa.

Entre as novidades, está o projeto “FestLuso na Escola”, que levará estudantes de escolas de tempo integral para assistir a três espetáculos. No dia 27, será apresentado descobri-quê?, do grupo de teatro de Porto (Portugal), no Theatro 4 de Setembro. No dia 28, os alunos acompanham Laborioso Contato: Um Palhaço Anuncia o Fim do Mundo, da Trupe Motim de Teatro (Ceará), na Escola Técnica de Teatro Professor Gomes Campos. Já no dia 29, será a vez de Nos Tempos de Gungunhana, com Klemente Tsamba, de Moçambique, no Teatro Barítono Raimundo Pereira. A ação conta com parceria da Secretaria Estadual de Educação (Seduc).

O Programa Formativo terá a participação do historiador e escritor Célio Turino, referência nacional em gestão cultural, que ministra a palestra Política Cultural no Brasil no dia 27, às 10h, no Cine Teatro Torquato Neto. Na ocasião, o autor também lançará uma nova obra.

O encerramento, em 30 de agosto, será marcado pelo espetáculo Let’s Play That ou Vamos Brincar Daquilo, estrelado por Tuca Andrada. A peça, inspirada na antologia Torquatália, de Torquato Neto, foi adaptada para o palco pelo diretor Paulo Roberto Pires.

Realizado pelo Grupo Harém de Teatro e Navilouca Produções, o FestLuso conta com patrocínio da Secretaria da Cultura do Piauí, PNAB-PI, Ministério da Cultura, além do apoio do Camões – Instituto da Cooperação e da Língua, Sesc-DF e PNAB Nacional. Toda a programação é gratuita, e para os espetáculos no Theatro 4 de Setembro será solicitado 1 kg de alimento não perecível.

Mais informações podem ser acessadas no perfil oficial do festival: @festluso_oficial

PROGRAMAÇÃO FESTLUSO 2025 – 15ª EDIÇÃO – Teresina

SEGUNDA – 25/08

THEATRO 4 DE SETEMBRO

20h – Exibição de Mini Doc. 100 Anos de Gomes Campos – Franklin Pires/Escola Técnica de Teatro Professor Gomes Campos

Abertura Oficial

Espetáculo Caim  (Henri Pagnoncelli) – Rio de Janeiro – Brasil

ESPAÇO CULTURAL OSÓRIO JÚNIOR

22h – Show musical  Vavá Ribeiro

TERÇA – 26/08

CINE TEATRO DA UFPI

17h -Espetáculo FIGUEIREDO – Pedro Vilela/TREMA! – Porto – Portugal

CINE TEATRO TORQUATO NETO (CLUBE DOS DIÁRIOS)

18h30 – Espetáculo “Mwene-Kongo: a mulher da meia noite”- Renata Torres – Luanda – Angola

THEATRO 4 DE SETEMBRO

20h30 – Espetáculo descobri-quê? – Estrutura – Porto – Portugal

QUARTA – 27/08

CINE TEATRO DA UFPI

17h – Espetáculo Manual para Drag Queen – Dressed as a girl? Isabel Mões – Lisboa – Portugal.

THEATRO 4 DE SETEMBRO

20h30 – Reisado de Boa Hora – Fundação Pedro Coelho de Resende – Ponto de Cultura de Boa Hora – Teresina – Piauí – Brasil

ESPAÇO CULTURAL CASA DE SORAYA

22h –  Lançamento do Livro “Sementeira: Grãos para transformar radicalmente a sociedade via políticas públicas” – Célio Turino e  Show – Elis REDESCOBRIR 80 (Elis Vive!)

QUINTA – 28/08

CINE TEATRO DA UFPI

17h – Espetáculo No seu Vestido – Grupo de Teatro Girassol – Maputo – Moçambique

CINE TEATRO TORQUATO NETO (CLUBE DOS DIÁRIOS)

18h30 Espetáculo – Minha Vida Como Você Nunca Viu – Com Fernando Freitas – Grupo Harém de Teatro – Teresina – Piauí – Brasil

THEATRO 4 DE SETEMBR0

20h30 – Espetáculo Confia em Mim – Trupe Caba de Chegar e Residência de Sapateado – Fortaleza – Ceará – Brasil

SEXTA – 29/08

CINE TEATRO DA UFPI

17h – Espetáculo O Mendigo ou o Cachorro Morto – Cia de Dramas e Comédias – Teresina – Piauí – Brasil

THEATRO 4 DE SETEMBR0

20h30 – Espetáculo O Movimento rápido dos olhos – Trupe Motim de Teatro – Quixeré – Ceará – Brasil

SÁBADO – 30/08

CINE TEATRO TORQUATO NETO (CLUBE DOS DIÁRIOS)

18h – Espetáculo Karingana e a batucada de contos – Klemente Tsamba – Maputo – Moçambique

THEATRO 4 DE SETEMBR0

20h – Espetáculo “Let’s Play That ou Vamos Brincar Daquilo”, com Tuca Andrada – Brasil

FESTLUSO NA ESCOLA

QUARTA 27/08

15h -Espetáculo descobri-quê? – Estrutura – Porto – Portugal

Local: Theatro 4 de Setembro

QUINTA 28/08

17h – Espetáculo Laborioso Contato: Um Palhaço Anuncia o Fim do Mundo – Trupe Motim de Teatro – Quixeré – Ceará – Brasil

Local: Escola Técnica de Teatro Professor Gomes Campos

SEXTA – 29/08

*15h – Espetáculo Nos tempos de Gungunhana – Klemente Tsamba – Moçambique / Lisboa – Portugal

Local: Teatro Barítono Raimundo Pereira

PROGRAMA FORMATIVO

QUARTA 27/08

10h – Palestra com Célio Turino: “Política Cultural no Brasil”

Local: Cine Teatro “Torquato Neto” (Club dos Diários)

De 25/08 a 27/08 – das 14h às 17h – Oficina pelo grupo Trupe Motim de Teatro – Ceará

Local: Escola Técnica de Teatro Professor Gomes Campos

QUINTA – 28/08

15h – Palestra Interativa: Aspectos Carnavalizadores em AUTO DO LAMPIÃO NO ALÉM, de Gomes Campos – Professor Mestre Adalmir de Miranda Moura.

Local: Cine Teatro “Torquato Neto” (Club dos Diários).

Fonte: Governo do Piauí

Comente

Pequisar