Secretário esclarece sobre transporte de parente de Fortaleza para a cidade de Fronteiras
Veja a nota de esclarecimento sobre o caso
O secretário do desenvolvimento econômico, Igor Neri, divulgou nota desfazendo informações circuladas em grupos de WhatsApp de que teria alugado avião, que seria pago pelo governo do estado, para transportar o corpo de um parente, acometido de cobid-19, de Fortaleza para a cidade piauiense de Fronteiras.
- Participe do nosso grupo de WhatsApp
- Participe do nosso grupo de Telegram
- Confira os jogos e classificação dos principais campeonatos
Veja o recebido (Foto: divulgação)
Na nota Igor Neri explica como se deram todos os procedimentos:
Em virtude do problema de saúde, provocado pelo novo coronavírus, que acometeu e levou a óbito o Fronteirense Francisco Pinheiro Neto, o Secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico e sobrinho de Francisco, Igor Néri, vem, por meio desta nota, esclarecer pontos fundamentais que foram objetos de informações inverídicas no tocante a morte, translado do corpo e sepultamento de Francisco.
Residente em Fortaleza (CE), Francisco lutava contra um câncer, quando, na manhã da última segunda-feira (13) faleceu, vítima da Covid-19. Por desejo da família, Francisco foi levado para sua terra natal, Fronteiras do Piauí, em carro funerário pertencente a funerária Poupa Urna, localizada na cidade de Pentecoste (de onde era a esposa de Francisco e onde o casal possuía plano funerário), responsável pelo translado do corpo, seguindo as recomendações da Organização Mundial de Saúde (OMS) e do Ministério da Saúde, que asseguram o translado para pacientes que residissem em outras cidades ou estados, desde que obedeça as regras impostas pelos órgãos de saúde: caixão devidamente lacrado e o manuseio de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) para quem irá conduzi-lo, como de fato aconteceu; e não em um avião, como citado em notas jornalísticas ou em conversas em grupos na rede social WhatsApp.
O sepultamento de Francisco se deu à noite, devido ao corpo só ter chegado ao município de Fronteiras nesse horário e não contou com a realização de velório ou encomendação do corpo, seguindo o protocolo dos órgãos de saúde. Foi logo encaminhado ao cemitério da cidade, onde de forma rápida, na presença de poucos familiares e acompanhado pela equipe de fiscalização da vigilância do município, foi enterrado. O avião que esteve na cidade no mesmo dia do sepultamento de Francisco é oriundo de Luís Eduardo Magalhães (BA) e trouxe, em um voo particular, um irmão do mesmo e sua esposa, que participaram do sepultamento, retornando, logo em seguida, para o destino de origem.
O secretário Igor Néri esclarece ainda que, em momento algum, foi usado de privilégios ou cargo político para trazer ao Piauí, especificamente a Fronteiras, o corpo de Francisco e realizar o seu sepultamento, como afirmado por terceiros. Como citado anteriormente, a OMS assegura o translado e o sepultamento do corpo, desde que o mesmo seja feito seguindo o protocolo, como assim aconteceu. As informações repassadas anteriormente sobre a morte, o translado e o sepultamento de Francisco Neto não são condizentes com a realidade dos fatos, ficando claro, tratar-se de informações falsas e sem embasamento. Certos de sua compreensão para com o que de fato ocorreu, Igor e toda a família Pinheiro aproveitam ainda, para agradecer as manifestações de apoio e solidariedade recebidas nesse momento de dor.
Atenciosamente, Igor Néri.