Parque Zoobotânico vai transferir animais para santuários e habitats naturais

A Confederação Brasileira de Proteção Animal vai colaborar com o transporte dos animais

Por Fernanda Gil Lustosa com informações da Semar,

A Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semar) anunciou nesta quarta-feira (14) que fará esvaziamento e libertação dos animais do parque Zoobotânico, na zona Leste de Teresina.

Parque Zoobotânico irá transferir animais para santuários e habitats naturais (Foto:Semar)

O protocolo tem como objetivo a transferência colaborativa e escalonada de animais exóticos que atualmente vivem no Zoobotânico para santuários e habitats naturais em outros lugares no Brasil e onde esses animais possam viver livremente.

“Entendemos que a associação de lazer e diversão com animais em recintos fechados está totalmente ultrapassada. O que a Semar busca com essa ação está em sintonia com as melhores práticas mundiais de bem-estar animal e conservação ambiental”, destaca a secretária do Meio Ambiente, Sádia Castro.

A Confederação Brasileira de Proteção Animal, a outra instituição parceira do programa é a Força Aérea Brasileira (FAB), que irá colaborar com o transporte dos animais aos seus destinos definitivos de liberdade e convívio com a natureza. Também está sendo feito um levantamento dos santuários aptos a receberem esses animais.

“Acredito que esse protocolo subsidiará diversas outras ações com o mesmo objetivo. Por essa razão, a Confederação tem muito interesse em contribuir com o processo. Somos totalmente favoráveis ao desenvolvimento dessa parceria que irá viabilizar a operacionalização das transferências”, afirmou.

A medida é pioneira, uma vez que em nenhum lugar do país foi elaborado um documento que trace e regulamente os aspectos técnicos de segurança e bem estar físico e psicológico de transporte e transferência de animais cativos em zoológicos para santuários ecológicos.

A ação foi inspirada na experiência exitosa e pioneira que conseguiu a transferência da ursa Marsha, posteriormente renomeada Rowena, para o santuário Rancho dos Gnomos, em Joanópolis (SP). A ursa foi transportada em um avião da Força Aérea Brasileira, fato que mereceu reconhecimento internacional.

Comente

Pequisar