Ex-secretário e corretores são denunciados ao MPF por grilagem de terras no litoral do Piauí

Fato foi divulgado pelo ambientalista Dionísio Neto nas redes sociais

Por Redação do Portal AZ,

O ambientalista Dionísio Neto denunciou ao Ministério Público Federal o ex-secretário de Meio Ambiente, Valdemar Rodrigues, e os corretores de imóveis, Martha Ribeiro e Rafael Leite, por suposto esquema de venda de terras públicas e áreas ambientais no litoral piauiense. 

Ex-secretário e corretores são denunciados ao MPF por grilagem de terras no litoral do Piauí (Foto: reprodução)

Conforme a denúncia publicada nas redes sociais, o grupo estaria vendendo terras sem documentos em áreas ambientais e privadas da região de Barra Grande, em Cajueiro da Praia. De acordo com Dionísio, o ex-secretário, Valdemar já foi alvo de operação que investiga organização criminosa contra a ordem tributária em 2019, e impedido pela Justiça de realizar atividades na região. 

A denúncia aponta ainda que a corretora Martha Ribeiro, “faz parte também de uma organização sem CNPJ, intitulada Chão Piauí, que usaria uma “maquiagem verde”, para facilitar a venda de terras e enganar compradores, como áreas de projeto social”. O ambientalista ainda destaca o corretor Rafael Leite, que teria sido denunciado pela grilagem das terras e que teria enriquecido através dos atos ilícitos. 

Algumas áreas em que são realizadas obras no litoral foram paralisadas após despacho do ICMBio e da Polícia Federal, segundo Dionísio. 

Veja a denúncia  na íntegra: 

Este trio grila terras e destrói o litoral do Piauí

O primeiro da lista se chama, Valdemar Rodrigues, ex-secretário de meio ambiente, filiado ao Partido Verde, vende terras sem documentos, inclusive em áreas ambientais.

Valdemar em 2019 foi um dos investigados pela polícia numa operação para desbaratar uma quadrilha criminosa atuando de forma ilegal no litoral.

A operação investiga organizações criminosas e aponta constituição de milícia contra a ordem tributária. Os investigados foram monitorados por meio de interceptação telefônica autorizada pela justiça. Valdemar continua a se achar acima da Lei mesmo com decisões judiciais que o impeçam de fazer qualquer atividade em área de Barra Grande, em Cajueiro da Praia - PI.

Não muito distante, a paulista Martha Ribeiro, que se diz corretora, vende de forma criminosa terras públicas e particulares na mesma área, localizada na Laguna de Santana – um belo braço de mar hoje muito explorado pelo turismo. Lá existem pousadas com diária de R$ 3.000,00 reais.

Martha faz parte também de organização sem CNPJ intitulada Chão Piauí, que usa uma maquiagem verde para facilitar a venda de terras e enganar compradores como áreas de um projeto social. Vários pontos da Laguna da Santana, que na verdade se trata também de um mangue, são vendidos por ela. São terras da União e particulares vendidas sem autorização dos mesmos.

O ICMBio e a Polícia Federal já deram despachos paralisando e mandando derrubar as obras construídas em áreas ambientais, mas a Secretaria do Patrimônio da União - SPU, parece conivente, dando Registros Patrimoniais chamados de RIP a terceiros, mesmo sem terem qualquer documento comprobatório da terra.

O corretor Rafael Leite também faz parte desse trio fantástico, que está enriquecendo vendendo terras da União e alheias. Ele chegou em Cajueiro da Praia de forma humilde como nos foi repassado e hoje ostenta uma vida de luxo. Diversas áreas, mesmo com embargos da justiça, estão sendo usadas para construções em áreas vendidas de forma criminosa por ele Estivemos na Prefeitura Municipal de Cajueiro da Praia e eles se mostraram bastante preocupados com a situação. A prefeitura está notificando e paralisando obras irregulares, mas muitos passam por cima das leis municipais, estaduais e federais.

Recentemente levamos o deputado estadual, Ziza Carvalho, para ver in loco o problema na região. O mesmo gravou vídeo no local e deve se manifestar após o recesso parlamentar.

Encaminhamos todas estas denúncias ao Ministério Público Federal, para que proteja nosso belo litoral e puna estes grileiros.

Comente

Pequisar