Marketing Digital: por onde começar a atuar?

Marketing Digital: por onde começar a atuar?

Por Direto da redação,

Marketing Digital: por onde começar a atuar?

O mundo do Marketing Digital é amplo e cada vez mais se expande com o avanço das novas tecnologias.

Entretanto, devido a essa imensidão de possibilidades muitos profissionais e aspirantes ficam em dúvida sobre qual caminho seguir.

O que fazer? Qual segmento tem mais oportunidades? Que área mais combina comigo? Essas são algumas das principais dúvidas que surgem na mente de quem sonha em atuar no ramo.

Sabendo disso, elaboramos este material para que você tenha uma noção geral sobre por onde começar a atuar. Confira!
 

Estude Marketing | Esse é o começo de tudo!

Por mais que a ideia de Marketing Digital pareça algo inovador, a realidade é que essa é só mais uma vertente do “Marketing tradicional”.

Por ser uma ciência aplicada, os princípios e as estratégias de Marketing podem ser usados em diversas áreas, assim como ocorre no meio digital.

Com isso, o aprofundamento teórico se faz necessário antes de qualquer ação. E quando falamos em teoria, é muito importante estudar os principais pontos que são as bases do Marketing como:

* 4 P’s (hoje e dia já há extensões dessa teoria)

* Posicionamento

* Comportamento do consumidor

* Hierarquia das necessidades (conhecida pela pirâmide de Maslow)

* Análise SWOT

* Pesquisa de mercado

Esse é o arcabouço teórico básico que abrange os principais fundamentos da ciência do mercado, mais conhecida como Marketing.

Logo, é essencial aprender ao menos o básico antes de atuar no digital, pois há muitas controvérsias e até mesmo desinformações a respeito da área.


O que é Marketing Digital?

Antes de partirmos para a prática, é interessante desmistificar alguns pontos e fixar alguns conceitos.

Então, de forma objetiva, entende-se como Marketing Digital o conjunto de práticas e ações que são realizadas no meio digital, mais precisamente na internet, com o intuito de se alcançar objetivos de mercado.

Se você perceber, esse é o conceito puro do Marketing como um todo, porém, o conceito foi aplicado no cenário do mundo digital.

Sobretudo, é importante frisar que apenas uma ação ou prática isolada não se configura como Marketing digital, o que é pregado erroneamente por muitos no universo web.
 

Conheça as diversas áreas do Marketing Digital

Agora que você entendeu a importância de se aprender os fundamentos, vamos às possibilidades reais que a área promete.

Nos tópicos abaixo, vamos explicar um pouco sobre cada área e como é possível atuar.
 

Planner e estrategista

Muito do que existe no Marketing parte de uma grande estratégia e planejamento. Isso quer dizer que uma campanha de marketing ou uma ação é previamente traçada por um profissional ou uma equipe.

A estratégia é um plano de como as ações acontecerão, bem como as ferramentas usadas e os resultados esperados. Por conta disso, é preciso ter um olhar estratégico e tático para elaborar formas de atingir os objetivos.

Neste ponto entram em cena a capacidade analítica e de entendimento de comportamentos. E isso corrobora com o que falamos lá no começo sobre estudar os pontos básicos do Marketing.

Essa é uma área para quem gosta de planejar e lidar com dados em seus estágios primários, propondo possíveis ações e atuando como suporte para que os objetivos de mercado sejam traçados e alcançados.

Tráfego pago

Essa área ganhou grande destaque nos últimos anos, sendo de grande importância para a geração de negócios e expansão rápida de mercado.

Para esse tipo de atividade é preciso gostar de lidar com números e estatística, bem como ter facilidade de interpretar dados. Isso porque você será responsável por converter verbas em resultados reais para as empresas.

Sendo assim, a área de tráfego pago vai além de apenas criar anúncios pagos em plataformas de mídias. A ideia é otimizar o budget dos clientes para que os mesmos maximizem os seus resultados.

Nesta área é muito comum que o profissional trabalhe em conjunto com o planner ou estrategista que irá definir os resultados que serão almejados.
 

Produção de conteúdo

Essa é uma das áreas mais abrangentes dentro do Marketing Digital, pois a produção de conteúdo abrange diversos elementos como:

* escrita

* produção de arte gráfica

* produção audiovisual

* roteirização

Isso quer dizer que é possível atuar em diferentes profissões como a redação de artigos, bem como a na criação de artes para mídias digitais, blogs e sites.

Outra grande área de grande destaque é a de roteirização e produção audiovisual, sendo uma alternativa lucrativa para quem deseja atuar como produtor e editor de vídeos.

Os vídeos ganharam o seu lugar no mundo do marketing, ainda mais com a popularização das redes sociais como Youtube e Instagram.

Então, quem gosta de produzir conteúdo tem um grande mercado a explorar, podendo trabalhar para diversos clientes ou para si mesmo se a ideia for criar um blog de sucesso.

Gestão de social media

Outra área de grande destaque dos últimos tempos no universo do Marketing Digital é a de gerenciamento de redes sociais.

Da mesma forma que a produção de conteúdo, a gestão de redes sociais oferece muitas oportunidades, principalmente quando trabalhada em conjunto com o planejamento e a produção de conteúdo.

Essa área pode ser muito bem explorada por quem gosta de lidar com as mídias sociais e interagir com o público-alvo, mas não se resume a isso.

Diferente do que muitos pensam, trabalhar com mídias sociais vai muito além do que apenas fazer postagens e responder comentários.

De forma geral, o profissional de social media é responsável por elaborar estratégias em diferentes redes sociais, bem como analisar dados e apresentar soluções e resultados conforme as ações tomadas.
 

Design digital
 

Aqui está outra área abrangente e que pode ser aproveitada por todas as outras anteriores.

Isso pode ser facilmente entendido quando o design é o segundo elemento mais demandado na área, perdendo apenas para o conteúdo escrito.

Sendo assim, o design se faz necessário desde a elaboração e concepção de um logotipo, em um anúncio para uma campanha de links pagos, um banner em um blog, uma imagem em um site institucional ou na abertura de um vídeo animado.

Essa é uma área em que dificilmente o profissional ficará ocioso ou com falta de trabalho. No entanto, como qualquer outra, é preciso se especializar e estar sempre atualizado com as principais demandas do mercado.


SEO

A área de Search Engine Optimization (Otimização para mecanismos de buscas) é outra em grande expansão e que apresenta alta demanda.

Entender os principais conceitos e técnicas de como otimizar um conteúdo, site, blog ou loja virtual é fundamental para que empresas e marcas ganhem destaque e relevância nas buscas dos consumidores.

Tendo em vista que, de acordo com o Data Never Sleeps 2022, a cada minuto são feitas 5,9 milhões de buscas no Google, esse profissional certamente será cada vez mais requisitado para fazer com que as organizações disputem as melhores posições.

Conclusão

Antes de partir para o Marketing Digital, é muito importante entender os preceitos e conceitos que orbitam essa ciência. Esse certamente é o principal recado para quem deseja ingressar nessa área.

De certa forma, as vertentes do Marketing apresentam suas oportunidades e desafios. E assim como no meio digital, é preciso entender muito sobre os pilares que sustentam toda uma estrutura que passa por teorias, dados, comportamento, consumo e tecnologia.

Tudo isso é Marketing! E agora, Marketing Digital.

Fonte: Eduardo Cavalcante

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