Advogado Joseli Magalhães lança cinco livros em evento na OAB-Piauí

Um dos livros “50 Contos de Magalhães da Costa”, é fruto da organização de cinquenta contos de seu falecido pai

Por Redação Portal AZ,

Ocorrerá nesta quarta-feira, à noite, na sede da OAB-PI, o lançamento de cinco livros do advogado e professor de Direito da Universidade Federal e Estadual do Piauí, Joseli Lima Magalhães, abordando diversos temas da área do direito.

Os livros foram elaborados no passado e neste ano, mas como houve impactos da Pandemia em reuniões de pessoas, o autor ficou postergando os lançamentos até que, finalmente, entendeu que seria o momento de fazer a divulgação das suas obras.

Foto: ReproduçãoAdvogado Joseli Magalhães
Advogado Joseli Magalhães

Um dos livros “50 Contos de Magalhães da Costa”, é fruto da organização de cinquenta contos de seu falecido pai – Magalhães da Costa – que foi desembargador e membro da Academia Piauiense de Letras. 

São 42 contos colacionados de obras do escritor piracuruquense de seus outros seis livros de contos, como Traquinagem, Casos Contados, Histórias com Pé e Cabeça e Estações das Manobras, mas também há oito contos inéditos, produzidos por Magalhães da Costa nos anos sessenta e começo dos anos setenta.

“Trata-se de um resgate da obra daquele que é considerado um dos maiores contistas do Piauí, ao lado de Fontes de Ibiapina, por sinal meu padrinho de batismo, e que assim como Magalhães da Costa, também divulgaram a vida e o modo comportamental do homem do nordeste”, aponta Joseli Magalhães 

O segundo livro é “Formação do Pensamento Jurídico no Piauí”, que consiste em uma coletânea resumindo as teses de professores de Direito da UFPI, e mais as biografias desses professores, que têm contribuído para a formação do Direito no Estado do Piauí, “ainda que não tenhamos, ainda, uma Escola de Direito, como acontece em outros estados da federação bem mais avançados. A obra conta o prefácio do Jurista Arnaldo Boson Paes, desembargador do TRT-PI.”, acentuou. 

Na linha do Direito processual, também será lançada a obra “O Caráter Mítico e E$tratégico do Novo CPC”, que segundo seu coordenador, é uma coletânea de artigos jurídicos de juristas processualistas tidos como melhores do país, professores de programa de pós graduação, como Ronaldo Brêtas, Rosemiro Leal, Passos Cabral, Juvêncio Vasconcelos, Sebastião Silveira, Darci Guimarães e Rafael Oliveira, com o prefácio do advogado parnaibano Roberto Cajubá, os quais abordam aspectos críticos do novo (já velho) código de processo civil nacional.

Segue a lista de obras a serem lançadas, “Pandemia e Os Direitos Fundamentais”, organizada no ano passado e que aborda temas relacionados à Pandemia e suas conexões com os direitos fundamentais, que conta com a participação, também, do epistemólogo, Rosemiro Pereira Leal.

Por fim, com apreentação e prefácio do juiz federal Nazareno Reis e do ex governador do Estado do Piauí, Wilson Martins, a obra “Comentários Críticos ao Livro ‘Antônio Coelho Rodrigues: vida e obra’, de Francisco de Assis Couto Castello Branco” é um resgate à memória de dois grandes civilistas nacionais – Coelho Rodrigues, responsável por fazer um projeto do Código Civil Brasileiro, e o Professor Castello Branco, que foi professor de direito civil e direito romano do Curso de Direito da UFPI, onde são feitas notas e comentários à obra elaborada por este último que aborda a vida e obra de Coelho Rodrigues.

Joseli Magalhães entende que cada vez mais a produção de obras físicas, impressas, é uma realidade pouco presente, porquanto “os alunos de direito e os bacharéis em direito, hoje, estão mais se preocupando em ter acesso às obras em PDF ou virtuais, sendo que num futuro próximo as obras impressas, como estas, ficarão apenas expostas em museus de literatura, ou de literatura jurídica”.

Fonte: Portal AZ

Comente

Pequisar