Maioria dos prefeitos é de pretos ou pardos e com idades de 41 a 60 anos no PI
O relatório foi apresentado pela Pesquisa de Informações Básicas Municipais – MUNIC 2021 do IBGE.
Dados do IBGE divulgados nesta quinta-feira (15) apontam que a maior parcela dos prefeitos eleitos em 2020 no Piauí é do sexo masculino (87%), tem entre 41 e 60 anos (56,2%), são pretos ou pardos (53,5%) e apresentam ensino superior completo (58,9%). O relatório foi apresentado pela Pesquisa de Informações Básicas Municipais – MUNIC 2021 do IBGE.

Por outro lado, de acordo com a pesquisa o perfil que compõe a minoria do poder executivo municipal, no Piauí é do sexo feminino (13%), com idade entre 18 e 25 anos (1,7%), sem indígenas e apenas duas pessoas de cor amarela (0,9%). Quando se trata da escolaridade, em menores quantitativos temos 1,7% dos gestores com doutorado e 2,2% deles com o ensino médio incompleto.
- Participe do nosso grupo de WhatsApp
- Participe do nosso grupo de Telegram
- Confira os jogos e classificação dos principais campeonatos
O Instituto destaca que desde a primeira edição MUNIC as características sexo, idade e escolaridade do gestor municipal são pesquisadas regularmente, no intervalo de quatro anos, e, a partir da edição de 2021, o quesito cor ou raça foi incluído no questionário de forma definitiva. Tais características são importantes para delinear os atributos dos ocupantes de cargos públicos gerenciais. Quando se captura o perfil do gestor municipal, ficam evidentes os grupos populacionais que têm maior acesso a tais cargos. Diante dessa análise, é possível identificar as desigualdades presentes na representatividade da população brasileira na política municipal.
No cenário nacional a quantidade de gestores do sexo feminino é inferior ao masculino, contudo percebeu-se um aumento de 6% para 12% na presença de mulheres prefeitas espalhadas pelos municípios do país. Apesar do aumento, o Instituto ressalta a representatividade feminina no comando do executivo municipal ainda é muito pequena.
Fonte: Portal AZ