Secretaria do Meio Ambiente prevê chuvas intensas nos próximos 3 meses no Piauí

A alta de chuvas será maior na região Norte do estado

Por Sabrina Alana,

A Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Piauí (SEMAR) divulgou a tendência climática para o estado no período de Janeiro, Fevereiro e Março. A pasta prevê a continuação de chuvas acima da média em várias regiões. 

Em dezembro, a atuação da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS) favoreceu a ocorrência de chuvas acima da média em grande parte da Região Nordeste do Brasil, principalmente no centro-sul do Maranhão e Piauí, e na Bahia. O que provocou a ocorrência de chuvas inesperadas para o período em quase todas as regiões do Piauí, com alertas emitidos pelo Inmet e estragos causados em vias e propriedades, por chuvas inesperadas.

Foto: Portal AZInstituto de Meteorologia emite alertas de chuvas para o Piauí
Secretaria do Meio Ambiente prevê alta de chuvas nos próximos 3 meses no Piauí

Para este primeiro trimestre a maioria dos modelos de previsão da temperatura da superfície dos oceanos ainda mostra a persistência da condição de La Niña na região do Pacífico Equatorial, com probabilidade de 50% o que indica que as chuvas acima do esperado devem se manter durante o período analisado.

Nas previsões de anomalias de precipitação, a pasta informou que para o trimestre JFM/2023 passaram a indicar maior probabilidade de chuva acima da média no centro-norte da Região Nordeste, sugerindo que a atuação da Zona de Convergência do Atlântico Sul poderá ocorrer ao norte de sua posição climatológica. No Piauí, isso significa que as chuvas vão se concentrar, principalmente, na região Norte do estado. No entanto, é esperado um aumento de chuvas em todas as regiões do Piauí.

A análise das condições oceânicas e atmosféricas observadas e o resultado dos modelos de previsão climática para o trimestre JFM/2023 indicam para o Piauí maior probabilidade de os totais pluviométricos ocorrerem entre valores normais a acima da faixa normal climatológica (área verde) no sudeste, sudoeste e centro-norte. No extremo norte do estado, as chuvas devem ficar acima da faixa normal (área azul) para o período JFM/2023.

Fonte: SEMAR

Comente

Pequisar