Guarda Maria da Penha terá nova viatura e ações para o mês da mulher
Haverão ações para fortalecimento da autonomia, empoderamento e proteção da mulher
A Guarda Maria da Penha, grupo especializado da Guarda Civil Municipal, vai receber uma nova viatura para intensificar o combate à violência de gênero na capital. De acordo com a prefeitura, durante o mês das mulheres haverão ações promovidas pela Guarda para fortalecimento da autonomia, empoderamento e proteção da mulher, bem como para o envolvimento da sociedade no sentido de interromper o ciclo de agressão.

Atualmente, a Guarda Maria da Penha assiste a 64 mulheres que sofreram algum tipo de agressão e são amparadas pela Justiça através de medida protetiva. Segundo a Guarda, essas mulheres recebem visitas semanais através de um cronograma de visitas que é praticado diariamente pelos agentes.
- Participe do nosso grupo de WhatsApp
- Participe do nosso grupo de Telegram
- Confira os jogos e classificação dos principais campeonatos
“Essas visitas podem ocorrer mais de uma vez por semana quando a mulher está em uma vulnerabilidade maior, está sofrendo ameaças ou suspeita de quebra da medida pelo agressor. Trabalhamos 24 horas por dia e e esse é um dos nossos grandes diferenciais, porque podemos ir na casa de quem precisa pela manhã, tarde ou noite. Todas as informações repassamos para o Centro de Referência Esperança Garcia (CREG) para que essas mulheres possam ser encaminhadas para uma assistência jurídica, social, terapêutica ou outra que tiver necessidade”, explica a gerente da Guarda Maria da Penha, Willyara Silva.
Ela pontua ainda que o momento é oportuno para sensibilizar mulheres vítimas e a sociedade em geral para não se calarem diante de casos de violência.
“Estaremos em empresas, escolas e espaços públicos como os parques da nossa capital. A ideia é mostrar a importância e o valor da mulher na sociedade, levar conhecimento sobre a Lei Maria da Penha e os direitos das mulheres”, destaca a gerente.
A denúncia de casos relacionados a violência de gênero pode ser feita através do número 153 ou através dos canais oficiais da polícia.
Fonte: Com informações da PMT