Nível das águas sobe e Idepi monitora sete barragens no Piauí
Monitoramento avalia estado de conservação das barragens
Com o aumento do nível das águas no período chuvoso, o Instituto de Desenvolvimento do Piauí (Idepi) tem monitorado as barragens do estado e os últimos dados do monitoramento mostram que sete barragens atingiram a cota máxima de sangradouro neste mês de março.

São elas: Bezerro, em José de Freitas; Emparedado e Corredores, na cidade de Campo Maior; Piracuruca, no município de Piracuruca; Mesa de Pedra, localizada na cidade de Valença do Piauí; Salinas, em São Francisco do Piauí; e Pedra Redonda, em Conceição do Canindé.
- Participe do nosso grupo de WhatsApp
- Participe do nosso grupo de Telegram
- Confira os jogos e classificação dos principais campeonatos
O diretor de Recursos Hídricos do Idepi, Diego Salazar esclareceu o que é um sangradouro em uma barragem.
“O sangradouro de uma barragem entra em operação para eliminar os volumes de água excedentes que ultrapassam sua capacidade máxima, o que é um fator positivo, pois quando isso ocorre, significa que o sangradouro está cumprindo a sua função definida em projeto, que é liberar águas excedentes, permitindo assim que o rio siga seu curso normal”, explicou Diego.
O monitoramento tem ocorrido desde o início do ano nas estruturas físicas e de funcionamento das 15 barragens construídas e de responsabilidade do Idepi.
As visitas de inspeção regular têm como objetivo identificar e avaliar eventuais anomalias que afetam, potencialmente, as condições de segurança e de operação das barragens, bem como seu estado de conservação.
Essas visitas serão realizadas, pelo menos, três vezes por ano, antes, durante e após o período chuvoso.
Barragem Pedra Redonda, em Conceição do Canindé
O Idepi visitou, na quarta-feira (28), barragem de Pedra Redonda, em Conceição do Canindé e não identificou eventuais anomalias que afetam as condições de segurança e de operação da barragem, como depressões, sinais de deslizamento, trincas no maciço da barragem, bem como infiltrações no talude de jusante no mesmo.
“Todos esses aspectos vistos pela equipe técnica durante a vistoria podem ser caracterizados como normal, até agora. E toda a parte de manutenção apontada no relatório será realizada após o período chuvoso”, completou Diego Salazar.
Fonte: Portal AZ