Barragens transbordam, mas Defesa Civil descarta risco de rompimento

Áreas mais atingidas pelas chuvas estão na região norte do estado

Por Redação do Portal AZ,

A Secretaria de Estado de Defesa Civil (Sedec) afirmou que não há risco de rompimento de barragens no Piauí. O órgão diz que está realizando o monitoramento e prestando assistência e informações às famílias atingidas pelas chuvas no estado. 

Foto: DivulgaçãoBarragem de Piracuruca
Barragem de Piracuruca

O professor Werton Costa, assessor técnico da Sedec, disse que alguns dos grandes reservatórios chegaram a transbordar, no entanto, o estado é de controle. “Apesar de que muitas já transbordaram, o que é um processo natural diante da elevação de chuvas, a situação no estado segue estável e sob controle da administração pública estadual”, explica.

O assessor informou ainda que as áreas mais atingidas pelas chuvas estão na região norte do estado, especialmente a área da Bacia do Longá, que envolve os rios Maratoan, Longá, Piracuruca, além de córregos e riachos e os municípios com o maior número de ocorrências com famílias desabrigadas são Barras, Esperantina, Luzilândia, Batalha, Domingos Mourão, Pedro II, Porto e Piripiri.

As famílias atingidas estão sendo atendidas pela Defesa Civil, onde são encaminhadas para alojamentos com fornecimento de insumos necessários para permanência das famílias em ambiente distinto do lar, como agasalho, colchões, alimentação adequada e assistência médica.

No Piauí, existem as barragens de competência do Governo Federal e as que são de responsabilidade do Governo Estadual. “Estas, quem faz o monitoramento é o Instituto de Desenvolvimento do Estado do Piauí (Idepi) e Secretaria Estadual de Meio Ambiente (Semar) e a Defesa Civil acompanha os processos de monitoramento e, em caso de risco, fazemos a intervenção, bem como a orientação à população”, disse.

Fonte: Governo do Piauí

Comente

Pequisar