Denunciado desmatamento de mais de 2 mil hectares na Serra Vermelha
A ONG Rede Ambiental do Piauí-REAPI, registrou Boletim de Ocorrência para evitar o crime
Um grande desmatamento está em curso no Parque Nacional Serra das Confusões, em área próximo ao Canion do Viana, no municipio Morro Cabeça no Tempo, a 820km de Teresina. A denuncia é de moradores da região.
Segundo eles, o desmatamento vem acontecendo desde janeiro e a Secretaria de Meio Ambiente do Estado-SEMARH, já foi alertada e não tomou providencias.
- Participe do nosso grupo de WhatsApp
- Participe do nosso grupo de Telegram
- Confira os jogos e classificação dos principais campeonatos

Dizem ainda que pelo menos dois mil hectares de mata primária já foram derrubados.
Eles apontam um sujeito conhecido como Lilão de ser o responsável pelo crime e garantem que se ele dispõe de licença ambiental para desmatar, é fraldulenta, já que a área é protegida pela Lei da Mata Atlântica.
Disseram também que ele tem apoio do prefeito de Morro Cabeça no Tempo , Josué Silva, que cede o maquinário para derrubar a mata.
Segundo os moradores, o prefeito faz questão de acelerar o desmatamento para evitar que o Instituto Chico Mendes-ICMBio, ampli o Parque Nacional Serra das Confusões, conforme determinou a Justiça Federal, em 2022, que considerou pertencer as terras ao Estado e não a empresa JB Carbon que reivindicava a área.
O Ministério do Meio Ambiente está cumprindo a determinação da Justiça e deve anunciar em breve a anexação da Serra Vermelha, cerca de 90 mil hectares, ao parque Serra das Confusões, pondo fim uma Ação judicial que se arrastou por mais de 13 anos, entre a JB Carbon e o Ministério Público Federal.

A ONG Rede Ambiental do Piauí-REAPI, registrou Boletim de Ocorrencia-BO na Delegacia de Meio Ambiente e denunciou na Semarh, solicitando providencias já que se trata de um importante chapadão com riquezas biológicas únicas.
O Portal AZ não conseguiu ouvir a Secretaria do Meio Ambiente, nem com o prefeito citado na matéria e nem com os demais envolvidos na questão. O espaço está aberto para as versões de cada um.

Fonte: Portal AZ