Governador anuncia investimento milionário para reformas dos 12 campi da UESPI
Atualmente o estado da instituição é de sucateamento e falta de estrutura
O governador Rafael Fonteles vai anunciar nesta segunda-feira (22) um investimento de R$ 66 milhões destinado à reforma, ampliação e modernização dos 12 campi da Universidade Estadual do Piauí (Uespi). Os recursos serão provenientes do Tesouro Estadual e de recursos de emendas federais.

O estado da Universidade Estadual do Piauí (Uespi), atualmente, é de sucateamento e falta de estrutura na maioria dos campus. A situação tem sido alvo de protestos da comunidade acadêmica há anos.
- Participe do nosso grupo de WhatsApp
- Participe do nosso grupo de Telegram
- Confira os jogos e classificação dos principais campeonatos
No mês passado, salas da Uespi em Teresina ficaram alagadas devido a falta de estrutura para as chuvas que ocorreram no estado. Em março desse ano, parte do teto do campus no Pirajá desabou. Além disso, entidades estudantis denunciam obras paradas e falta de estrutura geral.
O governador ressaltou a importância da Uespi e reafirmou seu compromisso em fortalecer a instituição: "Os investimentos que já realizamos, mesmo em um curto período, demonstram o quão importante é essa instituição para nós. Esses recursos têm um impacto direto na qualidade de vida da nossa população e no desenvolvimento social e econômico do Piauí. Portanto, continuaremos atentos às necessidades da Uespi para garantir os investimentos necessários", destacou Rafael Fonteles.
Neste ano a Uespi já foi beneficiada com a realização de novos concursos para professores e técnicos, ampliação e reajuste de bolsas de pesquisa, auxílios alimentação e moradia, além da criação de quatro novos cursos alinhados com as demandas do setor produtivo e as potencialidades locais, como Tecnologia em Sistemas para Internet, Tecnologia em Energias Renováveis, Inteligência Artificial e Ciência de Dados e Big Data.
A Uespi, que completará 37 anos no próximo dia 28 de julho, é composta por 12 campi e 18 unidades administrativas. Atualmente, a instituição oferece 104 cursos de graduação e conta com 910 docentes efetivos, 311 técnicos, 293 colaboradores, 258 professores substitutos e aproximadamente 14.300 estudantes. Além disso, possui 8 programas de Pós-graduação stricto sensu, 14 residências médicas e multiprofissionais, e 3 mestrados acadêmicos.
Fonte: Com informações do Governo do Piauí