Programa Mais Médicos lança novo edital com 5.970 vagas; 66 são no Piauí
O documento traz mudanças e novos incentivos para os participantes
O Ministério da Saúde lançou edital para as inscrições do Programa Mais Médicos nesta segunda-feira (22). Com prioridade para profissionais brasileiros formados no país, o edital disponibiliza um total de 5.970 vagas distribuídas em 1.994 municípios de todas as regiões do Brasil. Para o Piauí foram destinadas 66 vagas.

O programa tem como objetivo principal garantir atendimento médico, especialmente em regiões de vazios assistenciais, proporcionando qualificação, incentivos e benefícios aos profissionais que atuarem em áreas mais vulneráveis.
- Participe do nosso grupo de WhatsApp
- Participe do nosso grupo de Telegram
- Confira os jogos e classificação dos principais campeonatos
Além dos médicos brasileiros registrados no país, que terão prioridade na seleção, também poderão participar brasileiros formados no exterior ou estrangeiros, desde que atuem em vagas não ocupadas por médicos com registro no Brasil.
As inscrições iniciam no próximo dia 26 e ficarão abertas até o dia 31 de maio. A previsão é que os profissionais selecionados comecem a atuar nos municípios no final de junho.
O novo Mais Médicos oferece novas estratégias de incentivos para que brasileiros ocupem as vagas, disponibilizadas em sua maioria para locais de difícil acesso e baixa cobertura médica.
Além da qualificação, todos os participantes do programa terão a chance de receber incentivos pela permanência no Mais Médicos. Aqueles alocados em regiões de extrema pobreza e vulnerabilidade social, de acordo com a oferta do edital, receberão um percentual maior de incentivo.
Os médicos que permanecerem por 48 meses nessas áreas poderão receber um incentivo de R$ 120 mil, equivalente a 20% do valor total recebido durante o período. Para atrair médicos que tenham financiado seus estudos por meio do Financiamento Estudantil (FIES), serão oferecidos incentivos de até R$ 475 mil, levando em consideração critérios como localidade, tempo de atuação e valor da dívida.
O Governo Federal tem como meta chegar até o fim do ano com 28 mil profissionais do Mais Médicos atendendo em todo o país, principalmente em áreas de extrema pobreza, assegurando atendimento médico na atenção primária a mais de 96 milhões de brasileiros.
O novo edital do Mais Médicos também traz mudanças na qualificação e nos incentivos oferecidos aos profissionais. A oportunidade de especialização em Medicina de Família e Comunidade e mestrado em Saúde da Família é uma das novidades para tornar o programa mais atraente. Segundo o Ministério da Saúde, cerca de 41% dos participantes do programa desistem em busca de capacitação e qualificação.
Outra novidade é a ampliação do tempo de atuação dos profissionais no programa, que passa de três para quatro anos, com a possibilidade de prorrogação por igual período. Além disso, médicas que se tornarem mães durante o período de atuação no programa terão direito a uma licença maternidade de seis meses, com complemento do valor pago pelo INSS para alcançar o valor da bolsa do Mais Médicos. O mesmo benefício será concedido aos médicos que se tornarem pais, com direito a 20 dias de licença.
Os interessados em participar do Programa Mais Médicos devem realizar a inscrição através do Sistema de Gerenciamento de Programas (SGP) no período de 26 a 31 de maio, acessando o endereço eletrônico https://maismedicos.saude.gov.br. Após a validação da inscrição, os candidatos poderão indicar até dois locais de atuação de sua preferência no período de 01 a 05 de junho.
Fonte: Com informações do Governo Federal