Aplicativo EUCREIO vai mapear comunidades tradicionais de terreiros no Piauí
O lançamento do aplicativo vai acontecer nesta quarta-feira (07)
A Secretaria de Estado da Assistência Social, Trabalho e Direitos Humanos (Sasc) apresentou o aplicativo EUCREIO, desenvolvido pela Agência de Tecnologia da Informação (ATI), com o objetivo de realizar o mapeamento socioeconômico e cultural das comunidades tradicionais de terreiros no estado do Piauí. A ferramenta permitirá identificar a quantidade e as reais condições dessas comunidades.
De acordo com Assunção Aguiar, superintendente da Igualdade Racial e Povos Originários, o aplicativo foi criado com um novo design e funcionalidades adicionais, todas previamente apresentadas e aprovadas pelas lideranças das comunidades de terreiros. Essas novas funcionalidades visam garantir uma maior aplicabilidade do aplicativo pelas comunidades tradicionais.
- Participe do nosso grupo de WhatsApp
- Participe do nosso grupo de Telegram
- Confira os jogos e classificação dos principais campeonatos
O EUCREIO está disponível para download em dispositivos móveis, tablets e computadores, sem nenhum custo financeiro, e é especialmente direcionado aos povos de terreiros. Essa iniciativa busca facilitar o acesso e o uso da tecnologia por parte dessas comunidades, visando promover uma maior inclusão digital e proporcionar ferramentas para o fortalecimento e valorização de sua cultura e identidade.
O aplicativo deve captar um panorama mais preciso das condições socioeconômicas e culturais das comunidades tradicionais de terreiros no Piauí, auxiliando na elaboração de políticas públicas mais efetivas e no fortalecimento desses grupos históricos e culturalmente importantes para o estado.
Fonte: Com informações do Governo do Piauí