Justiça concede liminar para transporte de Peixe-Boi
Trata-se de um filhote neonato fêmea com 122cm de comprimento
Após o Governo do Piauí negar o transporte aéreo do filhote de Peixe-Boi que encalhou na Praia de Atalaia, no último dia 09, em Luis Correia-PI, o juiz José Cláudio Diógenes Porto deferiu pedido liminar para que a Secretaria de Meio Ambiente do Estador-Semarh, faça o transporte em até 24 horas. Caso não cumpra a decisão, o Secretário de Meio Ambiente, Daniel Oliveira está pessoalmente sujeito ao pagamento uma multa diária de cinco mil reais.
Técnicos da Comissão Ilha Ativa e APA do Delta do Parnaíba afirmam que o filhote precisa de cuidados urgentes no Centro de Mamíferos Aquáticos, em Itamaracá-PE, caso contrário não vai sobreviver. Apesar da solicitação, o governo não liberou o transporte alegando falta recursos para contratar um avião. Restou aos técnicos apelar para todos os políticos do litoral, que também disseram não.
- Participe do nosso grupo de WhatsApp
- Participe do nosso grupo de Telegram
- Confira os jogos e classificação dos principais campeonatos
Recorreram, então, ao Ministério Público Estadual, que por meio da Promotoria de Justiça de Luis Correia, representada pelo Promotor de Justiça Yan Walter Cavalcante, e com a colaboração do Centro de Apoio Operacional de Defesa do Meio Ambiente do Ministério Público do Piauí-CAOMA/MPPI, requereu junto à justiça que o Estado fosse obrigado a realizar o transporte do peixe-boi, pedido deferido esta manhã.
Os Biólogos que estão cuidando do Peixe-Boi o estão alimentando com leite de soja e hidratando com água de coco. No entanto, precisa de cuidados especializado para que regule seu sistema digestivo, tratamento que não é possível ser realizado na Base do Projeto Peixe-ICMBio, no município de Cajueiro da Praia.
Trata-se de um filhote neonato fêmea com 122cm de comprimento. Lembrando que o Peixe-Boi é animal ameaçado de extinção e que sua recuperação é fundamental para a conservação da espécie.
Fonte: Portal AZ