Aneel autoriza funcionamento de mais oito usinas eólicas no Piauí

O estado registrou o maior crescimento na geração de energia eólica do Brasil em 2022

Por Redação do Portal AZ,

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) concedeu autorização para o funcionamento de oito novas usinas eólicas no município de Dom Inocêncio, onde está localizado o maior parque de energia eólica em operação na América Latina. As portarias referentes a essas autorizações foram publicadas no Diário Oficial da União (DOU) de segunda-feira (19).

Foto: DivulgaçãoO parque eólico localizado em Dom Inocêncio é o maior da América Latina
O parque eólico localizado em Dom Inocêncio é o maior da América Latina

As usinas foram autorizadas para a empresa Oitis Energia Renovável e cada uma possui capacidade de geração de 5.500 KW. Essa autorização se soma à concessão anterior feita pela Aneel em 15 de junho, quando foi autorizado o funcionamento de outra usina eólica em Dom Inocêncio, pertencente à empresa Enel Green Power Ventos de São Roque, com capacidade de geração de 5.700 KW. Além disso, no mês de maio, a Aneel já havia liberado a construção de 12 novas usinas na região.

De acordo com um levantamento divulgado pela Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE) no início deste mês, o Piauí registrou o maior crescimento na geração de energia eólica do Brasil em 2022. O estado teve um aumento de 24,85% em relação ao ano anterior, superando o desempenho nacional. Enquanto a geração de energia eólica no Brasil teve um crescimento anual de 12,6%, no Piauí esse índice foi o dobro, atingindo 24,85%.

Além disso, o Piauí se destacou como o segundo estado com maior crescimento na geração de energias renováveis no país. Entre 2021 e 2022, o estado registrou um aumento de 25,7% na geração de energias limpas. Nesse ranking, o Piauí ficou atrás apenas de Minas Gerais, que apresentou um crescimento de 26,9%.

Com a autorização para o funcionamento das novas usinas eólicas em Dom Inocêncio, o estado do Piauí reforça sua posição como um dos principais produtores de energia eólica no Brasil, contribuindo para a expansão das fontes renováveis de energia no país.

Fonte: Com informações do Governo do Piauí

Comente

Pequisar